quinta-feira, 10 de novembro de 2016

GUINÉ-BISSAU: REITOR DA ULG EXORTA GOVERNANTES A AGIREM SEGUNDO LEIS EXISTENTES

O reitor da Universidade Lusófona da Guiné (ULG) exorta os governantes guineenses a agirem sempre de acordo com as leis e não arbitrariamente ou ignorando as leis e as normas que regem a boa convivência e se assim não acontecer os tribunais devem entrar em acção e processar os violadores
A exortação foi tornada pública, esta quinta-feira (10/11), na abertura da Conferencia sobre “ Exercício da Cidadania e Responsabilização de Dirigentes Políticos na Governação”.
Na ocasião, o Reitor da Universidade, Rui Jandi, disse ainda que os governantes ou membros da administração pública têm de estar sujeitos as leis como qualquer outro cidadão.
“Uma outra característica importante de Estado de direito democrático é a participação dos cidadãos na vida política”, adianta.
O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Jorge Gomes, lembra que numa democracia a participação do cidadão não se limita apenas na voz mais também nas selecções de opção politica e na fiscalização dos actos dos órgãos que exercem o poder de Estado.
“Quando falamos de sociedade civil organizada fazemo-lo com a consciência de que os meios académicos constituem um componente essencial deste seguimento devido ao seu papel na formação de uma massa crítica capaz de avaliar e de propor alternativas”, afirma Jorge Gomes que adianta ainda que as instituições académicas devem constituir verdadeiros centros de reflexões e de formação humana.
Este projecto insere-se no ciclo de conferências e debates nas instituições do ensino superior (Universidades e Faculdades) que será implementado até ao princípio de próximo ano.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário