domingo, 13 de novembro de 2016

GUINÉ-BISSAU: QUATRO JOVENS PRESOS NA SEQUÊNCIA DO ASSASSINATO DE UM CASAL ACUSADO DE FEITIÇARIA

O ministério do interior já tem na sua posse quatro pessoas que, supostamente, participaram no assassinato de um casal na região de Tombali, sector de Catió, sessão de Cadique Mbitna, no sul do país. Segundo informações fazem parte do grupo mais de 40 pessoas onde os restantes ainda estão a monte
Os quatro serão entregues à polícia Judiciária, na próxima segunda-feira (14/11).
Estes suspeitos foram presos na sequência do ultimato que o ministro do interior, Botche Cande, deu às forças de segurança da região de Tombali.
Segundo o chefe de divisão regional de Tombali os jovens foram presos depois de muito trabalho de Investigação.
Carlitos Vaz preferiu não avançar à Rádio Sol Mansi (RSM) se os presos entregaram livremente ou devido ao ultimato dado aos pais dos suspeitos no sentido de colaborarem ou caso contrário serão eles a pagar a pena.
Os suspeitos apresentados ao ministro confessaram o crime e segundo eles, “um colega ficou doente e acusou o casal de práticas de feitiçaria”.
Entretanto, sobre p assunto, o ministro de Estado do Interior, Botche Cande, agradece os esforços dos policiais em resolver este caso com “muito profissionalismo” embora as dificuldades que enfrentam principalmente dos meios de transportes e de pessoal. Botche promete que enquanto desempenhar as funções do ministro de interior a criminalidade irá diminuir em todo o país.
“Pedimos a todos uma colaboração efectiva, mas enquanto existir Estado a criminalidade será controlada e na norte não permitiremos, nunca mais, ninguém tirar vida de alguém. Se estas pessoas não fossem descobertos e colocaríamos o nosso lugar a disposição. Posso deixar de assumir estas minhas funções, amanhã, acompanharei que as viaturas cheguem o comando policial  e as motorizadas serão entregues também nesta segunda-feira”, promete.
“Enquanto não existir a paz, não existirá mão de obra suficiente  por isso os jovens devem ajudar a acabar com esta pratica”, lembra Cande que dá para entender que recebeu queixa de que os supostos criminosos estariam a receber apoios de familiares.
O casal deixou filhos menores que agora estão a mercê dos familiares. A província sul enfrenta vários problemas de violência devido a falta de esquadras e de tribunais em toda a zona sul.
Durante o seu périplo a zona sul Botche Cande também visitou o quartel da região de Tombali e mante encontros com as forças de segurança, isto depois de um encontro com os populares que queixaram-se de falta de segurança e de justiça.
As mulheres avisaram que ficaram sem maridos e filhos sem pais devido a esta pratica nefasta que é verificada com afluência na zona sul e pedem mais efectivos de segurança em toda a zona onde são verificados conflitos entre autoridades policiais e a população.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos com Conosba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário