terça-feira, 22 de novembro de 2016

NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU VAI FALAR COM TODOS OS PARTIDOS


O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, disse hoje que vai falar com todos os partidos representados no parlamento para incentivá-los a acabarem com a crise política que assola o país há 15 meses.

Empossado no cargo na sexta-feira pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, o novo primeiro-ministro partiu hoje para uma visita de trabalho ao Senegal onde, disse, vai fazer o ponto de situação da política interna ao líder senegalês, Macky Sall.

Naquela que foi a sua primeira declaração pública, feita em crioulo, Umaro Sissoco afirmou que tudo irá fazer «para acabar com as querelas» entre os políticos, a começar pelos cinco partidos representados no Parlamento.

Umaro Sissoco, a quem que não é conhecida nenhuma filiação partidária, prometeu falar com o PAIGC, PRS, PCD, UM e PND, para lhes mostrar que «o país está acima de todos e que é chegada a hora de acabar com as desavenças», disse.

O novo primeiro-ministro destacou ainda que é sua intenção «contar com todos os guineenses, estender a mão a todos» para promover o desenvolvimento de um país que considera «atrasado em todos os domínios».

«Devemos sentir vergonha quando vamos ao Senegal ou a Gâmbia e constatamos que estão a avançar em todos os sentidos: escolas, hospitais, infraestruturas, enquanto aqui não temos nada. Até para um simples tratamento médico temos que ir para Ziguinchor», cidade de Casamansa, sul do Senegal, notou o novo primeiro-ministro guineense.

Umaro Sissoco viajou para o Senegal no mesmo avião com o presidente do Parlamento guineense.

Também em declarações aos jornalistas, Cipriano Cassamá, prometeu «total colaboração» do Parlamento com o novo primeiro-ministro «desde que tenha um programa virado para resolver os problemas do povo», observou.

Cipriano Cassamá anunciou para próxima semana a retoma dos trabalhos do Parlamento - que tem estado bloqueado há mais de seis meses devido às divergências entre os partidos - tendo salientado tratar-se de uma sessão ordinária.

Conosaba com a Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário