segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PR DA GUINÉ-BISSAU OUVE PARTIDOS NA TERÇA-FEIRA PARA NOMEAR PRIMEIRO-MINISTRO


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, volta a auscultar na terça-feira as forças políticas representadas no parlamento para nomear um novo primeiro-ministro, indicou hoje à Lusa fonte da presidência.

As auscultações vão ao encontro das recomendações da presidente da Libéria, Ellen Johnson, que visitou Bissau no último sábado, segundo as quais José Mário Vaz deve nomear "sem demora" um primeiro-ministro que possa formar novo Governo inclusivo, acrescentou a mesma fonte.
A líder liberiana esteve em Bissau na qualidade de presidente em exercício da conferência de chefes de Estado da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização que tenta ajudar os guineenses a saírem do impasse político que dura há 15 meses.
As auscultações a serem promovidas pelo Presidente guineense visam também a implementação do Acordo de Conacri que prevê a escolha de um primeiro-ministro de consenso entre as forças políticas e que seja figura de confiança de José Mário Vaz, acrescentou.
A escolha deverá recair num de três nomes propostos na altura pelo chefe de Estado: o general na reserva Umaro Cissoko, o político Augusto Olivais ou João Aladje Fadia, diretor guineense do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
As consultas aos partidos iniciam-se às nove da manha no Palácio da Presidência.
Esta será a segunda vez que o Presidente guineense volta a consultar os partidos com assento no Parlamento sobre o processo de nomeação de um novo primeiro-ministro depois de o ter feito no final de outubro.
Na ocasião, José Mário Vaz também ouviu elementos da sociedade civil e das confissões religiosas.
Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário