sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MAGISTRADOS DA GUINE-BISSAU RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Resultado de imagem para Magistrados

Um grupo de magistrados da Guiné-Bissau vai receber formação sobre combate ao crime organizado numa iniciativa conjunta da cooperação brasileira, Nações Unidas e União Europeia, anunciou a organização.

Bissau, 17 nov (Lusa) - Um grupo de magistrados da Guiné-Bissau vai receber formação sobre combate ao crime organizado numa iniciativa conjunta da cooperação brasileira, Nações Unidas e União Europeia, anunciou hoje a organização. 

"O objetivo passa por fortalecer os serviços de investigação criminal" face a atividades ilícitas como o tráfico de pessoas e drogas, terrorismo, corrupção e lavagem de dinheiro. 

Cada um dos tipos de crime será analisado em detalhe nas sessões dirigidas por magistrados brasileiros até dia 25, em Bissau, nas instalações do Centro Cultural Brasileiro. 

A iniciativa complementa outras em curso no seguimento da resolução 2267 aprovada este ano pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. 


A resolução apela às autoridades da Guiné-Bissau para implementarem e avaliarem "legislação nacional e mecanismos para combater de forma mais eficaz o crime organizado transnacional, incluindo o tráfico de droga e lavagem de dinheiro". 

Segundo o Conselho de Segurança, estes ilícitos "ameaçam a segurança e a estabilidade na Guiné-Bissau e na sub-região". 

A ameaça levou o órgão a pedir aos parceiros internacionais para apoiarem a presença do Escritório das Nações Unidas para a Droga e Crime Organizado (UNODC) na Guiné-Bissau. 

A formação de magistrados é apoiada no âmbito da Rede Judiciária Europeia (Crimjust) e da Iniciativa da Costa Ocidental Africana (WACI) para combate ao crime. 


Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário