A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) iniciou hoje, 12 de janeiro de 2026, uma formação destinada a cerca de 70 pescadores artesanais da região de Cacheu.
A formação, com duração de quatro dias, aborda temas como técnicas modernas de pesca responsável, navegação costeira, segurança no mar e interpretação de boletins meteorológicos, e é ministrada por Júlio da Silva, técnico sénior da Direção-Geral da Pesca Artesanal.
Esta iniciativa é promovida pela FAO, em parceria com o Ministério das Pescas e Economia Marítima, no âmbito do Projeto de Reforço da Gestão Inclusiva e Sustentável dos Recursos Halieuticos nas regiões de Cacheu e Quinara.
O objetivo deste projeto é promover a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, reforçar as estruturas de cogestão, e melhorar a cadeia de valor de segmento de produção e transformação das cooperativas de pesca.
Com esta ação, espera-se melhorar a capacidade de navegação dos pescadores artesanais nas zonas de Cacheu e Buba, garantindo maior segurança dos mesmos no mar.
#FAO#PescaArtesanal#GestãoSustentável#RecursosHalieuticos#SegurançaNoMar #Capacitação.






Sem comentários:
Enviar um comentário