quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

SINDEPROF E FRENAPROF DENUNCIAM QUE PROFESSORES NOVO INGRESSO NÃO RECEBEM SALÁRIOS HÁ QUATRO MESES

 

O porta-voz do Sindicato Democrático dos Professores e a Frente Nacional dos Professores e Educadores (SINDEPROF e FRENAPROFE), Alfredo Biaguê, denunciou que os professores novo ingresso não recebem os seus salários há quatro meses, desde outubro do ano passado. 

Alfredo Biaguê afirmou que muitos professores nessa situação alimentam-se de mancarra para irem lecionar. Contudo, sublinhou que alguns já receberam um mês de salário e outros poderão receber apenas no final de março.

O porta-voz dos dois sindicatos avançou que seis mil e cento e dezassete (6.117) professores submetidos ao processo de efetivação até 24 de fevereiro estão com muitas dificuldades para a obtenção dos documentos necessários, porque o processo abrangeu todos os funcionários do Ministério da Educação.

Biaguê denunciou ainda que em algumas regiões, os agentes da Administração Pública estariam a vender formulários de certidões de narrativa completa a cinco (5000) mil francos  CFA.

“O ministério prolongou o cronograma do processo para a obtenção dos documentos de 22 a 24 do mês em curso nas regiões, mas não é o que está a acontecer porque enviaram uma equipa para a região de Tombali e Quinara. As duas equipas devem  trabalhar um dia e meio em cada região, portanto queremos um tratamento transparente e digno”, indicou.

Alfredo Biague disse que os professores não estão em condições de voltar às salas de aulas e que  a greve em curso no setor da educação vai até ao final do mês.

Para o sindicalista, se o governo não resolver os vinte e três pontos  constantes do caderno reivindicativo, a greve vai ser renovada e apelou, por isso, a todos os professores para aderirem à paralisação.  

Por: Noemi Nhanguan

Foto: N.N 

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário