quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

"TRATAMENTO IGUAL AOS PARTIDOS POLÍTICOS SERÁ DIFÍCIL NESSA CAMPANHA ELEITORAL", DIZ DIRECTOR DE INFORMAÇÃO

Bissau, 19 Fev 19 (ANG) – O Diretor de Informação da Radiodifusão Nacional, Nilson Mendonça disse que o tratamento igual aos partidos políticos vai ser difícil nessa campanha eleitoral, justificando que nem todos têm meios a disposição para os seus militantes nem para a imprensa.

Em entrevista exclusiva esta terça-feira à ANG, Nilson Mendonça afirmou que atualmente a rádio não está a fazer o seu trabalho como deve ser ou como o governo quer e como manda a lei - que é garantir à todos os partidos políticos igual cobertura eleitoral e transmissão das suas mensagens, devido à falta de meios financeiro e logísticos.

“ Como podemos deslocar para fazer a cobertura eleitoral em Catió, se a Rádio não tem nenhuma viatura para o tal. As viaturas que temos estão com problemas e não podemos fazer um jornalista e condutor irem fazer os trabalhos porque tudo isso são meios, e o governo que tem de assegurá-los”, revelou.

Informou que a rádio está a fazer esforço interno que permite cobrir alguns candidatos, acrescentando que tudo isso também é de uma forma limitada.

Lamentou a não disponibilização de verbas que deveriam permitir cobertura igual aos 21 partidos concorrentes às legislativas de Março, acrescentando que a Rádio está preparada para fazer a cobertura, caso houver meios .

Nilson Mendonça afirmou que já foi criada o jornal de campanha que permite à todos os partidos divulgarem as suas informações, e que igualmente estão criadas as condições técnica que permitem a difusão dos tempos de antena dos partidos concorrentes.

Mendonça sublinhou que o governo ainda tem tempo suficiente para criar condições aos órgãos de comunicação públicos para permitir que esses façam os seus trabalhos com isenção a fim de os políticos passarem os seus projetos de desenvolvimento para que os cidadãos façam boa escolha. 

O Código de conduta dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral, subscrita pela imprensa nacional prevê que à todos os concorrentes (21) sejam dados oportunidades iguais de cobertura jornalística, apresentando os projectos e mensagens dos concorrentes de forma a facilitar a escolha dos eleitores. 

Conosaba/ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário