domingo, 24 de fevereiro de 2019

«OPINIÃO» 'GUINÉ - BISSAU _ ENTRAVES E DIFICULDADES' DR. FILIPE SANHÁ


Este é o vocábulo mais conhecido no meu PAÍS, a GUINÉ - BISSAU!

Quando perguntamos a alguém, residente ( nacional ou estrangeiro) ou emigrado como está o PAÍS, a resposta é repetitiva: DIFÍCIL!

Na verdade a situação, de facto, é / está difícil. Difícil para um número significativo de pessoas singulares e famílias, confirmado pelo ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. IDH! Sempre defendi, que, 45 anos de independência de um País, em termos cronológicos, são praticamente quase nada! No entanto, quando nos referimos a um PAÍS, que suportou uma luta de libertação nacional para criar condições humanas, económicas, culturais e sociais, para a sua afirmação no CONCERTO DAS NAÇÕES, assumimos, claramente, uma atitude, consubstanciada em acções promissoras, para criar uma identidade própria e, com isso, a dignificação do seu POVO, em todas as dimensões de um desenvolvimento sustentável. Fundamentalmente, permitente em elevar os seus indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano. Em pleno século XXI, de acordo com a cronologia das NAÇÕES e PAÍSES, somos obrigados a adoptar medidas correctivas e aceleradoras focadas nesse objectivo! Portanto os 45 anos que na vida de uma determinada pessoa humana, é uma idade madura com valores acumulados e afirmativos, no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional, mas para um País, é de facto diferente, doutra dimensão!

A esmagadora maioria dos PAÍSES EMERGENTES, tem uma vivência em independência soberana em poucos anos, apesar de todas as agruras da vida por que passaram, desenvolveram-se, conquistando posições destacadas na lista classificativa dos bem sucedidos a nível Planetário. Porque as dificuldades e obstáculos não os impediu de debelarem e contornarem positivamente a situação. Este percurso é deveras penoso, que exige uma actuação inteligentemente programada mas tangível!

Daí, que, acredito, igualmente, que a GUINÉ - BISSAU, ultrapassará, indubitavelmente, as suas actuais pesadas dificuldades! Isso, no meu entender, dependerá do perfil das lideranças, com que a HISTÓRIA nos abençoar! O PAÍS agendou e calendarizou para 10 de Março do corrente ano, as eleições legislativas para desbravar o KAMINHU PA KUMPU TERRA! Também acredito que todos os PARTIDOS políticos nacionais, e são mais de duas dezenas, têm iguais ambições e projecções com os seus programas de forma estruturada! O essencial reside no saber fazer, serve estar. com competência, rigor seriedade, honestidade, amor pátrio e objectividade! 

O MGD - MOVIMENTO GUINEENSE PARA O DESENVOLVIMENTO, que abracei é a alternativa positiva e realista para resgatar o País da penumbra de auto-destruição, há muito anunciada ( mas felizmente, sucessivamente, adiada...). 

Portugal, 2019.02.23.

Sem comentários:

Enviar um comentário