segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

'NA NANGA-DEFF' - SENEGAL/ELEIÇÕES: PRESIDENTE MACKY SALL REELEITO NA PRIMEIRA VOLTA


Dakar - O presidente senegalês Macky Sall foi reeleito na primeira volta, com "pelo menos 57 por cento" dos votos, nas eleições presidenciais de domingo, anunciou hoje o primeiro-ministro, Mahammed Boun Abdallah Dionne.

Falando a agência de notícias francesa France-Presse, na sede da coligação presidencial, em Dakar, Mahammed Dionne disse que "os resultados permitem-nos dar os parabéns ao presidente Macky Sall pela sua reeleição".

A agência de notícias espanhola EFE cita também o primeiro-ministro senegalês, que anunciou Macky Sal como vencedor, na primeira volta, das eleições presidenciais de domingo, com pelo menos 57 por cento dos votos, salvaguardando, no entanto, que a Comissão Eleitoral do país ainda não tinha revelado os resultados oficiais provisórios.

Também os órgãos de comunicação social locais colocavam Sal na liderança às primeiras horas da contagem dos votos - mas alguns não atribuíam os 51 por cento necessários para evitar uma segunda volta, o que levantou duras críticas dos candidatos da oposição por entenderem que só a Comissão Eleitoral pode adiantar resultados oficiais.

Às eleições presidenciais de domingo concorreram cinco candidatos, entre os quais o Presidente cessante, Macky Sall, que procura um segundo mandato.

Os outros concorrente são: o ex-primeiro-ministro Idrissa Seck; do deputado Ousmane Sonko, figura relevante da oposição; o candidato do Partido da Unidade e da Liberdade (PUR), El Hadji Issa Sall, e de um aspirante próximo do ex-Presidente Abdoulaye Wade (2000-2012), Madicke Niang.

Estas eleições contam com uma missão de observação da francofonia, chefiada por Patrice Trovoada, antigo presidente de São Tomé e Príncipe.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário