quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PRESIDENTE ANGOLANO, JOÃO LOURENÇO COMPROMETE-SE A ENTREGAR RESTOS MORTAIS DE JONAS SAVIMBI

Jonas Savimbi (Arquivo)

Presidente angolano encontrou-se com Isaías Samakuva, diz televisão pública

O Presidente angolano garantiu ao líder da UNITA que vai empenhar-se pesoalmente no processo de exumação e entrega dos restos mortais de Jonas Savimbi à família do fundador da antiga guerrilha.

A “garantia” terá sido dada por João Lourenço a Isaías Samakuva num encontro mantido nesta terça-feira, 14, em Luanda, de acordo com a Televisão Pública de Angola (TPA).

Lourenço assumiu que vai “empenhar-se pessoalmente” nesse processo.

No início do mês, por ocasião do 84o. aniversário do nascimento do fundador da UNITA, Isaías Samakuva exigiu que as autoridades entreguem os restos mortais de Savimbi, assasinado em Marco de 2002.

Processo inconcluso

Num documento de quatro páginas a que a VOA teve acesso, na segunda-feira, 13, o Ministério do Interior lembrou ao líder da UNITA que, em resposta a uma carta de Isaías Samakuva, de 11 de Dezembro de 2014, o então Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, comunicou a sua intenção em exumar o corpo de Savimbi e pediu que indicasse um interlocutor do Governo para abordar o assunto.

Apesar de a UNITA ter avançado com o nome de Ernesto Mulato, então vice-presidente do partido, para coordenar o trabalho conjunto, que nunca foi conclusivo.

O Ministério do Interior revela que a UNITA, no entanto, ainda não enviou os documentos referentes ao processo, mas reitera que está disposto a continuar a trabalhar com o partido da oposição nesse sentido.

Aguarda-se, por agora, uma posição da UNITA, cujo presidente Isaías Samakuva não revelou o teor do encontro mantido com o Presidente João Lourenço.

Conosaba-Voa

Sem comentários:

Enviar um comentário