terça-feira, 21 de agosto de 2018

BOAD FINANCIA DRAGAGEM E SINALIZAÇÃO DO PORTO DE BISSAU


O ministro de Transportes e Comunicações guineense afirmou esta segunda-feira (20 de Agosto) que o banco BOAD já disponibilizou 15 bilhões de francos CFA para a realização das dragagens do porto de Bissau e sinalização marítima dentro da zona portuária.

Serifo Djaquité que fazia o balanço de cem dias do seu mandato a frente deste ministério reconheceu que há um problema grave de dragagem no porto de Bissau

“Há muitos anos que se tem falado na possibilidade de fazer a dragagem do porto. Há muitos navios aí afundados que não permitem o acesso ao porto de Bissau de navios de grandes portes. A actual direcção de Administração do Portos de Guiné-Bissau (APGB) rubricou um acordo de financiamento com BOAD para a dragagem do porto e da sinalização marítima dentro da zona portuária num valor de 15 bilhões de francos CFA”, explica o ministro.

Por outro lado, sublinhou que já foi aprovado o projecto da renovação da pista do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira” que se terminar, será igual ao novo aeroporto de Senegal, tendo adiantado que “ em termos de instrumentos de navegação aérea, a Guiné-Bissau tem das melhores tecnologias de ponta em comparação com os países que fazem parte de ASECNA”.

“Mas temos dificuldades na pista de navegação por isso temos um projecto de renovação da pista do nosso aeroporto que se terminar será exactamente igual ao novo aeroporto de Senegal e estará ainda em condições de permitir que aviões de grandes portes possam aterrar no aeroporto internacional Osvaldo Vieira”, sublinha.

No tocante ao sector de telecomunicações, o ministro disse que a actual administração de Autoridade reguladora Nacional conseguiu uma receita de 7 bilhões de francos CFA o mesmo conseguido pela administração anterior durante 6 anos.

“ No ano 2011-2016, com antiga administração, houve uma receita total de 8 bilhões de francos CFA que entraram para a ARN. De segundo semestre de 2016-2018 foram quase sete bilhões de francos CFA o que implica que em dois anos conseguimos superar as receitas que foram feitas de 2011 à 2016”, enalteceu. 

De referir que a nível dos transportes terrestre, o ministro assegura que perspectivam lançar 200 autocarros e táxis para facilitar a mobilidade dos citadinos de Bissau.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário