quinta-feira, 30 de agosto de 2018

«NANGA DEEF» SENEGAL: ANGELA MERKEL EM MINI DIGRESSÃO NA ÁFRICA OCIDENTAL

Dakar - A chanceler alemã, Angela Merkel, iniciou quarta-feira pelo Senegal, uma mini digressão que a levará ao Ghana e a Nigéria, com o objectivo de analisar com os líderes daqueles países, a questão do desenvolvimento, uma forma de travar o fluxo migratório para a Europa e reforçar o combate contra o terrorismo.

Em Dakar, capital senegalesa, a líder alemã que se faz acompanhar de dezenas de industriais defendeu ser importante “que as pessoas parem de viajar ilegalmente e de forma perigosa para a Europa”, aconselhando para que se preste mais atenção a imigração legal, nomeadamente a dos jovens africanos que desejam estudar na Europa e, posteriormente, regressarem aos países de origem.

Nestes últimos, Angela Merkel reforçou a sua diplomacia africana, tendo como estratégia, contar com os países do continente para reduzir o fluxo migratório para o velho continente, uma questão extremamente sensível na Alemanha.

País de exportação como a China e a Inglaterra, a Alemanha quer tirar também proveito do dinamismo crescente da África, cujos países dispõem sempre de várias matérias-primas e de uma população jovens.

O Senegal vive há vários anos um crescimento económico de 6 ou 7%, enquanto o Ghana, cuja economia cresce igualmente, é considerado um exemplo de estabilidade na região.

Embora confrontada com acções terroristas do Boko Haram e com a volatilidade do preço do petróleo, a Nigéria continua a ser o segundo parceiro económico da Alemanha, na África ao Sul do Sahara.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário