quinta-feira, 26 de outubro de 2017

GUINÉ-BISSAU: GOVERNO ASSINA FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DA CENTRAL ELÉCTRICA


Bissau - O ministro das Finanças guineense, João Fadiá, assinou com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) um financiamento de 11 milhões de dólares para a construção de uma central eléctrica em Bissau.

A assinatura do empréstimo foi feita em Washington durante a participação do ministro das Finanças na Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional, que decorreu entre 10 e 15 de Outubro, informou quarta-feira em comunicado o Conselho de Ministros.

Durante a sua estada em Washington, o ministro assinou com o BADEA o "acordo de empréstimo relativo ao financiamento do projecto de instalação de uma central eléctrica em Bissau", refere o comunicado.

O comunicado refere também que o ministro das Finanças recebeu também o compromisso do director-geral do BADEA para "financiar o sector agrícola do país, sobretudo a produção de arroz".

Segundo a página do BADEA na Internet, o projecto de construção da central eléctrica em Bissau tem um custo total de 22,25 milhões de dólares e o banco dará um financiamento de 11 milhões de dólares.

O restante financiamento será garantido pelo Governo guineense e por uma entidade financeira no valor restante de 10,75 milhões de dólares.

"O projecto visa fornecer energia eléctrica à população da capital de forma permanente e com preços razoáveis através da melhoria da central existente", lê-se no acordo de financiamento.

A construção da central eléctrica vai também permitir que o Governo poupe cerca de 250 mil euros em taxas mensais, que paga a uma empresa privada, e mais a compra do gasóleo.

Conosaba/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário