sexta-feira, 27 de outubro de 2017

DEPUTADOS CATALÃES APROVAM DECLARAÇÃO UNILATERAL DA INDEPENDÊNCIA



Os deputados catalães votaram esta tarde a favor da declaração unilateral da independência. Cantou-se o hino da Catalunha no parlamento regional. Milhares de pessoas festejam agora nas ruas

Os deputados catalães disseram esta tarde 'Sim' à declaração unilateral da independência da Catalunha e a separação de Espanha, numa votação sem a presença dos principais partidos que se opõem à proposta, que abandonaram a sala minutos antes.

O projeto de declaração unilateral de independência foi aprovado por 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco, num órgão composto por um total de 135 deputados.

“Sim. Ganhámos a liberdade para construir um novo país”, reagiu o vice-presidente da Generalitat, Oriol Junqueras, na sua conta do Twitter.

Junqueras voltou também a partilhar um tweet publicado na mesma rede social no dia da tomada de posse de Carles Puigdemont, a 10 de janeiro de 2016, com a seguinte frase, “Com humildade, firmeza e coragem começamos uma viagem através da história. Nós ganhámos a liberdade!”

Antes do início da votação, os deputados dos partidos mais importantes que defendem a continuação da união com Espanha, em minoria, abandonaram a assembleia, deixando algumas bandeiras de Espanha nos lugares que antes ocupavam.

A votação no parlamento catalão ocorreu antes de o Senado espanhol em Madrid, ainda esta tarde, aprovar a intervenção na Catalunha para restabelecer a "legalidade institucional".

Mais de 200 presidentes de câmara da Catalunha deslocaram-se esta sexta-feira ao parlamento regional para manifestar o seu apoio aos partidos separatistas que vão submeter a votação uma moção declarando formalmente a independência da região.

Liderados pelo presidente da Associação Catalã de Municípios e presidente da câmara de Premià de Mar, Miguel Buch, e pela presidente da Associação de Muncípios pela Independência e presidente da câmara de Vilanova i la Geltrú, Neus Lloveras, os autarcas celebraram um breve ato no auditório do parlamento, antes do início da sessão.

Buch afirmou que o dia desta sexta-feira representa um "ponto parágrafo" na história da Catalunha e sugeriu aos autarcas presentes fazerem mais tarde "uma performance" para mostrar o apoio à independência.

Lloveras destacou por seu turno o papel dos municípios, afirmando que "sem o mundo municipal, não se teria chegado onde se chegou hoje". Após as intervenções, os autarcas lançaram gritos de "independência".

Cerca de 12.000 pessoas, segundo a polícia, juntaram-se frente ao parlamento regional para acompanhar o plenário em direto pelos três écrans gigantes instalados no parque da Ciudadela.

Conosaba/expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário