quinta-feira, 26 de outubro de 2017

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU OPTIMISTA EM ACABAR COM SUCESSIVAS GREVES


A Secretaria de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante disse, esta quinta-feira (26), que a continuação de sucessivas ondas de greve no sector educativo guineense tem a ver com as pessoas que os seus documentos estão incompletos

A governante falava à imprensa depois da abertura do encontro que juntou, em Bissau, diferentes autores que trabalham ligados ao sector educativo para a apresentação da campanha 6-6 cujo objectivo é promover a inscrição das crianças, na idade certa, seis anos, na escola, sua permanência durante seis anos consecutivos e a conclusão com sucesso do sexto ano do Ensino Básico.

Apesar destas constante ondas de greve Iracema do Rosário mostrou-se confiante que paulatinamente chegaram a fim das greves nas escolas públicas.

“A continuação das ondas de greve são as pessoas que tinham os documentos que não estão completo e qua a função pública e finanças estão a exigir, as vezes dizem que é a questão do governo, mas não é, e acho que estas ondas paulatinamente vão terminar porque se não os nossos filhos e netos é que vão sofrer”

No que refere a campanha 6-6 cujo objectivo é promover a inscrição das crianças, na idade certa, seis anos na escola, Iracema lembra que a campanha é “muito forte” para todos os guineenses para que as crianças comecem as aulas “muito cedo” e concluir cedo para ter a oportunidade de conseguir as bolsas do estudo “mesmo se fosse interno mas que ela tenha a qualidade”.

Questionado pela Rádio Sol Mansi (RSM) sobre vantagem de ir as aulas cedo, Iracema diz que permite as crianças assimilares melhor.

“Muitas das vezes dizem os mitos de que a crianças não deve começar as aulas cedo isso não corresponde a verdade, a criança deve começar as aulas com a idade compreendida para melhor assemelhar”, enfatiza. 

A mesma ideia foi defendida pelo coordenador da campanha 6-6, Armando Mola Indique, e segundo ele é importante também matricular as meninas com esta idade.

“Quem colocar o seu filho na pré-escolar a tendência é para aquela criança ter mais proveito em relação a aquelas que não frequentou a pré-escolar e segundo objectivo é para fazer que as pessoas começam a matricular os seus filhos na escola com 6 anos de idade e, é idade certa para matricular uma criança na escola, porque a lei base da educação de 2010 permite matricular as crianças na escola com esta idade e uma outra coisa que queremos aproveitar com esta campanha é para os pais e encarregados da educação reforcem em matricular as meninas na escola com esta idade”, explica. 

O encontro que termina amanhã (quinta-feira, 29) está a decorrer na sala da reunião do Instituto Nacional do Desenvolvimento e da Educação INDE.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário