quinta-feira, 26 de outubro de 2017

FMI DEVE APROVAR QUARTA AVALIAÇÃO AO À GUINÉ-BISSAU EM DEZEMBRO

Foto/arquivo

Bissau - O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional deverá aprovar a quarta avaliação à Guiné-Bissau no início de Dezembro, disse quarta-feira, Oscar Melhado representante residente do FMI na Guiné-Bissau.


"É a primeira vez que a Guiné-Bissau está a ter um cumprimento de programa e a quarta avaliação é muito provável que seja aprovada pelo Conselho de Administração do FMI, a 02 em Dezembro", afirmou Oscar Melhado.

O representante residente do FMI na Guiné-Bissau falava aos jornalistas no final de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

O encontro serviu para informar o chefe de Estado sobre a quarta avaliação realizada ao país no final de Setembro e início de Outubro.

A 03 de Outubro, o FMI considerou que a Guiné-Bissau registou progressos consideráveis ao nível das reformas estruturais e foram cumpridas até Junho as metas e critérios exigidos no âmbito do Programa Alargado de Crédito.

O FMI referiu que a actividade económica estava a ter um comportamento dinâmico sustentado no preço da campanha de caju, mas alertou para a dependência das exportações daquele fruto, aconselhado a uma maior diversificação da economia.

O FMI prevê também que o crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) se situe nos 5,5% em 2017, com uma inflação de 2%.

O Programa Alargado de Crédito, num montante de 23,5 milhões de dólares, foi aprovado em Julho de 2015.

A última transferência no âmbito daquele programa ocorreu em Maio e teve o valor de 3,7 milhões de euros.

Para o futuro, segundo Oscar Melhado, a Guiné-Bissau precisa continuar a disciplinas as Finanças Públicas e a fazer despesas em infra-estruturas e sociais, nomeadamente na educação e saúde.

O representante do FMI pediu também neutralidade política e "regras claras" para a campanha de caju de 2018 e uma boa gestão do investimento no sector da energia, principalmente na Empresa de Água e Electricidade da Guiné-Bissau.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário