quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU CONVOCA CONSELHO DE ESTADO PARA 02 DE MARÇO



Bissau - O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou para 02 de Março, uma reunião do Conselho de Estado para analisar a crise política no país, disseram esta quinta-feira à Lusa fontes partidárias.

A reunião do Conselho de Estado - órgão de consulta do presidente da República, mas cujo parecer não é vinculativo - está agendada para as 16h00 locais e nela tomarão parte os titulares dos órgãos de soberania, líderes de partidos com assento parlamentar e representantes das bancadas no Parlamento.

Têm ainda assento naquele órgão alguns conselheiros indicados pelo chefe do Estado.

Em cima da mesa estará a análise à crise política no país, à luz da decisão da Comissão Permanente do Parlamento que chumbou, na quarta-feira, o pedido do governo para que o seu plano de acção fosse discutido na plenária da Assembleia Nacional Popular.

O PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, mas afastado do poder devido às divergências com o Presidente guineense, diz que o impasse político só irá terminar com a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições gerais antecipadas.

O Partido da Convergência Democrática (PCD) e a União para Mudança (UM), ambos com representação parlamentar, também advogam a mesma posição como saída para a crise que já dura há ano e meio.

Conosaba/angop


Sem comentários:

Enviar um comentário