quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

«CONSCIENTES E INCOMFORMADOS» MANIFESTANTES PEDEM ELEIÇÕES ANTECIPADAS NA GUINÉ-BISSAU

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados volta a pedir o presidente da república, José Mário Vaz, para ter “piedade” e convocar as eleições presidenciais e legislativa antecipadas como forma de tirar o país da actual crise em que se e contra há mais de dois anos
A exortação do movimento volta a ser ouvida, esta quinta-feira (23/02), durante uma marcha pacífica organizada, em Bissau, que começou no bairro d´Ajuda a centro de cidade, para “fazer firmar a democracia guineense e para fazer os políticos terem a consciência de que os poderes devem ser exercidos ao bem do povo”.
Num a entrevista á Rádio Sol Mansi (RSM), o porta-voz do colectivo, Sumaila Djaló, acusa a classe politica guineense de sempre “massacrar” e “oprimir” o povo guineense, no entanto, pede a demissão do presidente José Mário Vaz.
“Hoje mais do que nunca o povo da Guiné-Bissau está a tomar consciência do massacre e da opressão que sofre da sua classe política. Por isso estamos todos nós, as forças vivas da sociedade civil guineense, a exigir que o presidente José Mário Vaz ponha o seu cargo a disposição para que o país possa andar com os seus próprios pés”, avança.
Depois de várias vezes a marcha ser proibida pelas autoridades nacionais, o movimento afirma que o povo guineense não pode continuar a ser marginalizado durante os anos da independência.
“Sabemos que estamos na democracia e por este valor que estamos aqui a lutar e a nossa luta nunca vai parar. Se for preciso que nos matem, mas continuaremos a nossa luta porque sabemos que um dia vamos morrer. Se morrermos pela nossa luta, pelo menos que as nossas marcas fiquem vincadas na sociedade guineense”, afirma o porta-voz do movimento.
A manifestação teve o apoio da MIGUILAN, Mindjeris de Guiné nó Lanta (Mulheres de Guiné levantemo-nos, em português). Entretanto a coordenadora da organização feminina, Delvira Barreto, acusa o presidente da república de ser “incapaz de responder ao anseio de quem nele deposita a confiança”.
“ (…) Entendemos que não devemos deixar os nossos direitos constitucionais serem violados”, alerta.
A marcha teve participação de várias organizações do país e durante a caminhada os manifestantes distribuíram panfletos e gritavam palavras como “José Mário Vaz rua”, “o povo já está farto”, “povo i ka lixo (o povo não é lixo) ” e “queremos um presidente imparcial”.
A manifestação foi assegurada por número significante de forças de segurança.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Braima Siga

Sem comentários:

Enviar um comentário