sábado, 25 de fevereiro de 2017

NOTA DE REPÚDIO



Estudantes guineenses na UNILAB-Bahia

São Francisco do conde, 23/02/2017

Nô Mantenhas!

Estudantes guineenses da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB em São Francisco do Conde, Bahia, Brasil, tomou conhecimento sobre a vinda da delegação para emissão dos passaportes. A idéia merece um aplauso da nossa parte, em saber que o nosso Estado se engaja em resolver os problemas dos seus cidadãos. 

A questão que se coloca se prende com o alto preço estipulado pela comissão que chegará para renovar os nossos passaportes. Queremos com isso, recordar que no ano transato, o governo estipulou 30 euros (98 reais) para cada estudante. Na embaixada da Guiné-Bissau em Brasília o valor é de 50 reais (15 euros) para renovação, no qual, os estudantes são isentos, segue o link de confirmação http://embaguibrasil.blogspot.com.br/2011/09/servicos-e.html. Acontece que, este ano, a comissão estipulou o preço de 325 reais (98 euros). Para tal, questionamos o seguinte: 

-- A delegação que está prevista à vir renovar os nossos passaportes é oficial ou é um grupo de pessoas que querem tirar proveito sobre nossos desesperos?

-- Se a delegação for oficial, por que não está a cumprir com o ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades de dezembro de 2015 que reduziu o preço dos passaportes para 30 euros para estudantes, se governo é continuidade?

-- Em virtude dessa injustiça, queremos alertar a comissão que, o que nós precisamos é a renovação dos passaportes e não a emissão de um novo passaporte, embora o governo sugere a mudança da caderneta, mas isso não pode justificar triplicação do valor. 

Assistimos a entrevista que Armando Conte realizou com o embaixador Dino Seide, na qual ele afirma que o governo está preocupado com a nossa situação e está engajado em nos ajudar, se esta é a ajuda que estão dispostos a nos dar, dispensamos. Pois, só piora nossa situação.

Queremos ainda alertar, que nós viemos para o Brasil sem nenhum apoio do governo da Guiné-Bissau e até agora não recebemos nenhum. A nossa subsistência aqui no Brasil depende do Auxílio de 530 reais que recebemos da universidade para alimentação e moradia, nosso visto de estudante nos proíbe de exercer qualquer atividade remunerada, sendo assim, não estamos em condições de pagar a renovação dos passaportes no valor de 325 reais. Em resposta a esta nota de repúdio, esperamos uma explicação em breve antes da chagada da delegação. 

Respeitosamente,


Estudantes subscritores:

Magnusson Da Costa;

Neemias António Nanque;

Irvan Augusto Có

Danildo Camala Correia 

Mamadu Seidi

Braima Seidi

Mamadu Baldé

Natalia Ernesto Cá

Ró Gilberto Gomes Cá

Victor Cassama

Janica Zaida Lopes Ndela

João Eusebio Imbatene 

Manuela Gomes Pereira

Rossa Assanatu Baldé

Suleimane Alfa Bá

Ocante António Ié

Moacir Armando Soares da Gama

Edneusa Diamantino Cá

Ariana de Almeida Pinto

Vania I. Encanha

Naentrem Manuel Oliveira Sanca

Baticã Braima Ença Mané

Duinalom Fernando Cambanco





Sem comentários:

Enviar um comentário