terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENCORAJA GUINEENSES A ACREDITAREM EM DIAS MELHORES NA GUINÉ-BISSAU


Bissau – O Presidente da República encorajou os guineenses a acreditarem em dias melhores para a Guiné-Bissau, e com trabalho, coragem e inteligência conseguirá transformar as dificuldades em oportunidades.

Na mensagem do fim do ano, que a PNN teve acesso, José Mário Vaz voltou a insistir na necessidade do aumento da produtividade nacional a fim que o país possa atingir um nível de auto-suficiência alimentar e criar as riquezas. 

“Temos de combater o desemprego e promover o emprego jovem, porque temos um país essencialmente jovem. Não podemos dar ao luxo de desperdiçar toda a energia da juventude afastando-a das tarefas de criação de riqueza e do impulso para o desenvolvimento”, disse o chefe de estado guineense.
Sobre a exploração dos recursos naturais da Guiné-Bissau, Mário Vaz lembrou que na abertura do ano legislativo, quando manifestara a sua reserva sobre a matéria, frisou que continua convicto de que a agricultura e as pescas devem merecer atenção como base para o desenvolvimento da economia da Guiné-Bissau. “Quanto a outros recursos penso que devemos preparar melhor para a sua exploração, sobretudo investindo na formação de quadros guineenses nos seus respectivos sectores, fortalecendo assim o quadro institucional e da governação”, observou.

Mário Vaz sublinhou, mais uma vez, que várias indústrias extractivas são exploradas apenas beneficiam a minoria e não chegam à população mais necessitada.

No que concerne as suas promessas eleitorais, e particularmente sobre respeito da Constituição da República, defesa da integridade territorial, não permissão do uso do território nacional para a destabilização dos países vizinhos e a produção do arroz, o presidente disse estar firmemente empenhado em cumprir essas promessas e as pôr em prática durante o seu mandato.

Apesar de reconhecer que o ano que termina não ter sido um ano de resultados concretos, Mário Vaz disse que o mesmo não poderá acontecer em 2015, contudo reconhece que com base no Orçamento Geral do Estado o próximo ano poderá ser um ano muito difícil e de grandes exigências sobretudo para o Governo.

O Chefe de Estado elogiou também as mulheres guineenses assim como a Força da Alerta da Comunidade de Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau (ECOMIB), e destacou o processo eleitoral que ocorreu no país entre os meses de Abril e Maio assim como os órgãos de soberania dele resultante.




Sem comentários:

Enviar um comentário