terça-feira, 16 de dezembro de 2014

«FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ-BISSAU» INICIADA A 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS FAs


Bissau, 16 Dez 14 (ANG) – A primeira Conferência Nacional da Produção das Forças Armadas (FAs), sob o tema “Produção Agro-pecuária, Âncora da Paz e Alavanca do Desenvolvimento da Guiné-Bissau”, teve inicio hoje em Bissau.

A realização deste evento, segundo O Director-geral da Modernização e Produção das Forças Armadas, Manuel da Costa, marca o ponto culminante da mudança da “mente belicista” para “mente trabalhista” no seio das FAs guineenses.

“Uma nova maneira dos efectivos pensarem patrioticamente a nossa terra e trabalharem como cidadãos para o desenvolvimento sócio-econômico almejado”, descreve o DG da MPFA.

De acordo com o Director-geral da Modernização e Produção das FAs tal desiderato responde aos objectivos pelos quais a componente produção foi criada no seio dos militares, ou seja, produzir bens de consumo para si para assim reduzir o “pesado fardo” que constitui no Orçamento Geral do Estado, entre outros.

Costa sublinhou que ao longo dos dois dias os participantes vão debater problemas relacionados à produção militar e apontar soluções exequíveis para o seu relançamento, reorganização funcional, modernização e desenvolvimento.

Por isso, disse esperar dos presentes contributos para encontrar propostas concretas que ajudem o governo a resolver, de uma vez para sempre, a questão da alimentação dos efectivos das FA,s.

O encontro de dois dias tem como objectivo sensibilizar a opinião pública geral sobre a exploração e aproveitamento de varias potencialidades produtivas existentes nas FAs.

Com isso, o Ministério da Defesa Nacional pretende angariar financiamentos e estabelecer parcerias para a implementação dos demais projectos “eleitos”, para os quais a Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional procura financiamento junto dos parceiros de desenvolvimento e instituições financeiras.

A representante da delegação da União Europeia no pais salientou que um projecto enfocado na produção, preocupado com a qualidade e apostado em dar valor aos produtos da terra merece toda a atenção da União Europeia.


Madaleine Onclin elogiou as potencialidades de que o pais é detentora e lembrou que as FAs podem jogar um papel no desenvolvimento das mesmas através da participação nas actividades agrícolas e produção agro-pecuária.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Produção das FAs, Vantagem da Produção e Consumo de Alimentos Vegetal e Animal para o Desenvolvimento Físico e Intelectual do Homem e a importância da mecanização agrícola, além do Papel das Forças de Defesa na Agricultura para o Combate à Pobreza, e a Segurança Alimentar na Guiné-Bissau, são sub-temas a debater no encontro.

A conferência cujo acto de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, e testemunhado pelo vice-Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Mamadu Nkruma, conta com mais de 5 dezenas de participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário