segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

«LIBÉRIA» EX-FUTEBOLISTA GEORGE WEAH ELEITO SENADOR

Monrovia - O opositor liberiano e ex-estrela de futebol internacional George Weah declarou-se hoje (segunda-feira), em Monrovia, "vencedor-nato", ao comentar a sua eleição como senador da Libéria com uma larga vantagem sobre o seu principal adversário, um dos filhos da presidente Ellen Johnson Sirleaf, noticiou a AFP.

"Sou um vencedor-nato", declarou a AFP numa entrevista ao telefone Weah, que vai tomar assento no Senado pela província de Montserrado (oeste), a mais populosa do país, onde está situada a capital Monrovia.

Trata-se do seu primeiro cargo electivo desde a sua reconversão à vida política há 15 anos, após uma excepcional carreira desportiva na Europa. Em 2005, foi derrotado na eleição presidencial por Ellen Johnson Sirleaf.

Nas eleições de 2011, nas quais foi reeleita Sirleaf, George Weah voltou a concorrer disputando a vice-presidência pela lista do candidato derrotado Wiston Tubman.

George Weah, um dos responsáveis do Congresso para a mudança democrática (CDC), foi o candidato dessa formação política às eleições senatoriais de 20 de Dezembro, tendo como adversário principal Robert Sirleaf, que concorreu como independente.
Weah obteve 78 por cento dos votos, contra os 10,8 por centos dos sufrágios de Sirleaf, de acordo com os resultados publicados pela Comissão eleitoral nacional (NEC).

"Sempre disse que ninguém pode tirar Montserrado ao CDC. Sempre bati a presidente Sirleaf em Montserrado, o filho não poderia fazer o que a mãe nunca fez", acrescentou o ex-futebolista, muito popular no seu país, onde é cognominado "Mister George".

Numa entrevista a AFP em Monrovia em Maio último, George Weah tinha anunciado a sua candidatura as senatoriais, mas igualmente as presidenciais previstas para 2017.

Antes de se consagrar à vida política, foi uma estrela de futebol, tendo sido compensado com a Bola de ouro em 1995. Foi na altura o primeiro não-Europeu a receber o troféu e continua até ao momento o único Africano a figurar nesse palmarés.

Sem comentários:

Enviar um comentário