sexta-feira, 27 de junho de 2014

SEGURO VENCEU COM LARGA MAIORIA E VOTO CONTRA DE ANTONIO COSTA



Líder do PS aceitou Jorge Coelho para comissão eleitoral das primárias. Já autarca de Lisboa perdeu comissão fiscalizadora e antecipação de prazos para recenseamento. Agora é tempo de "debate de ideias"


Foi uma noite longa de críticas violentas, para cinco horas de reunião da Comissão Política Nacional (CPN) socialista e sem consenso final naquilo que eram as duas propostas em que se antecipavam as maiores discordâncias: os prazos de recenseamento de militantes e simpatizantes e a comissão fiscalizadora das eleições primárias de 28 de setembro.

À saída, já a bater as 3.30 da madrugada desta sexta-feira, o secretário-geral do PS sublinhava que tinha deixado "vários sinais de consenso", mas que "agora" o tempo era do "debate de ideias", deixando para trás as "discussões sobre regras, estatutos, congressos". E António José Seguro sublinhou a "larga maioria" que aprovou o regulamento para as eleições primárias que vão escolher o candidato socialista a primeiro-ministro.

Antes, António Costa lamentou "não ter sido possível consensualizar" as principais propostas feitas por si e pelos seus apoiantes, mas deixando no ar a ideia de que o tempo agora também é outro. "Vamos passar para outra fase", apontou, "este processo está fechado" - longe portanto das frases duras que tinha usado na reunião, segundo relatos recolhidos.

Numa intervenção sobre debates - um ponto previsto na proposta de regulamento de Seguro - o autarca de Lisboa afirmou que "não era útil" fazer debates que estejam sob o signo dos "ataques pessoais", porque "isso não prestigia o PS".

Francisco Assis, que foi o cabeça de lista às europeias, afirmou que "teria preferido que houvesse consenso", mas também deu um passo em frente. "Acabou o tempo da discussão das questões estatutárias, regulamentares, agora é o tempo da discussão de ideias", sintetizou.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3994683

Sem comentários:

Enviar um comentário