segunda-feira, 23 de junho de 2014

MATEMATICAMENTE: PORTUGAL SÓ PERMANECERA EM PROVA SE GOLEAR O GANA E SE A ALEMANHA DERROTAR OS EUA



O "adeus" ao Mundial 2014 é praticamente inevitável: Portugal só permanecerá em prova se golear o Gana e se a Alemanha derrotar os EUA.

Só mesmo a matemática diz que Portugal ainda poderá ir aos "oitavos" do Mundial 2014. Após o empate (2-2) diante dos Estados Unidos da América, só uma improvável conjugação de resultados evitará o afastamento luso.

Alemanha e EUA, que ainda não estão apurados, somam quatro pontos cada e os germânicos têm melhor diferença de golos (6-2, contra 4-3 dos EUA). Portugal tem um ponto, à imagem do Gana (3-4), e tem a pior diferença de golos do Grupo G, com 2-6.

Para Portugal ter hipóteses de ir aos "oitavos", terá que vencer o Gana e esperar que a Alemanha faça o mesmo diante dos EUA, cujo selecionador, Jürgen Klinsmann, é alemão (e para muitos ainda estão vivas as memórias do "pacto de 82", que afastou a Argélia do Mundial).

Mas Portugal vencer e os EUA perderem não chega. Portugal terá que recuperar de uma diferença de cinco golos para se apurar. Por outras palavras, eis alguns dos resultados que apurariam Portugal para os "oitavos".

Portugal apurar-se-á para os "oitavos" com...

Portugal-Gana, 4-0; EUA-Alemanha, 0-1

Portugal-Gana, 3-0; EUA-Alemanha, 0-2

Portugal-Gana, 3-0; EUA-Alemanha, 1-4

Portugal-Gana, 2-0; EUA-Alemanha, 0-4

Portugal-Gana; 3-1; EUA-Alemanha, 1-5

(...)

Matematicamente, ainda é possível que a Alemanha seja eliminada. Mas para tal teriam que ser os EUA a golear e Portugal também. Quer isto dizer que este cenário só seria possível se, por exemplo, os EUA goleassem por 4-0 e Portugal por 5-0... Contas só mesmo possíveis de se fazer no plano teórico.

O "adeus" ao Mundial 2014 é iminente para a seleção nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário