segunda-feira, 30 de junho de 2014

CINCO LIDERES AFRICANOS LUSÓFONOS JUNTOS EM LUANDA PARA CONSTITUIR FÓRUM PALOP E ELEGER PRIMEIRO PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO



Presidentes dos PALOP voltam a reunir-se 22 anos depois

A cimeira visa reativar a organização - com a última edição a realizar-se em 1992, em São Tomé - e criar o Fórum PALOP. Dos cinco presidentes, apenas o moçambicano Armando Guebuza estará ausente, por causa de uma visita oficial a Portugal, e foi substituído pelo primeiro-ministro Alberto Vaquina. 

Além do anfitrião José Eduardo dos Santos, participam na cimeira o cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, o guineense José Mário Vaz e o são-tomense Manuel Pinto da Costa. Os presidentes de Angola e de São Tomé e Príncipe repetem a presença relativamente ao anterior encontro institucional, há 22 anos, em São Tomé. Quanto ao Presidente da Guiné Bissau, efetua a primeira visita oficial após ser eleito. "Aproveito para lhe reiterar, ao vivo, as minhas felicitações e para desejar que conduza a bom porto a difícil missão de reunificar e devolver a esperança de um futuro melhor a todos os guineenses", afirmou Eduardo dos Santos, no discurso de abertura da cimeira, em que a presença de José Mário Vaz foi especialmente saudada. 

Nesta cimeira de Luanda serão aprovados os estatutos do Fórum PALOP, cujos objetivos são dinamizar as relações entre os "Cinco" - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

http://www.rtp.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário