quinta-feira, 12 de junho de 2014

ENQUANTO IRAQUE CONTINUA DEBAIXO DE 'FERRO E FOGO', CONSELHO DE SEGURANÇA REÚNE- SE PARA FALAR DO IRAQUE




O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje para discutir a situação no Iraque, num sinal do crescente alarme no seio da comunidade internacional desencadeado pela ofensiva relâmpago lançada por grupos 'jihadistas' que se aproximam da capital, Bagdade.

A sessão de consultas à porta fechada, que arranca às 11:30 locais (16:30 em Lisboa), vai incluir uma apresentação via vídeo do enviado especial da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, de acordo com diplomatas, informa a agência noticiosa AFP.

O secretário-geral das Nações Unidas lançou, durante a madrugada de hoje, um apelo à comunidade internacional para que se una a favor do Iraque, que enfrenta uma ofensiva radical islâmica nos arredores de Bagdade.

Ban Ki-moon "condena com veemência o recrudescimento da violência no Iraque [que deriva] de grupos terroristas, como o Estado Islâmico no Iraque e o Levante (EIIL), que tomaram o controlo de Mossul, Tuz, Khurmatu, Baiji e Tikrit", indicou o seu porta-voz em comunicado.

Desde que o EIIL iniciou um 'assalto' a Mossul -- a segunda maior cidade do Iraque, com dois milhões de pessoas -- na segunda-feira passada, os rebeldes tomaram o poder em várias zonas do norte e do centro do país, forçando meio milhão de pessoas a abandonar as suas casas.

A rapidez com que o EIIL e os seus aliados avançaram após a tomada de Mossul, concretizada na terça-feira, fez soar o alarme nas capitais ocidentais.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário