sexta-feira, 14 de março de 2025

Moçambique: Detida mandatária financeira de Venâncio Mondlane

Um ardina exibe a capa de um jornal moçambicano que destaca o candidato presidencial Venâncio Mondlane, em Maputo, Moçambique, 30 de Outubro de 2024. © LUSA - Luísa Nhantumbo

Glória Monteiro, mandatária financeira do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, foi ouvida esta sexta-feira por um juiz que legalizou a sua prisão. A antiga contabilista detida desde quarta-feira, não tem tido acesso a um advogado. A família queixa-se da falta de informação.

Glória Monteiro Nobre Chire, mandatária financeira do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, teria sido detida por agentes à paisana na tarde de quarta-feira, 12 de Março. A detenção aconteceu na sua residência em Maputo e, segundo a família, o motivo ainda é desconhecido.

A família queixa-se de falta de informação e denuncia uma detenção arbitrária. Glória Monteiro teria sido detida por agentes à paisana e levada para a oitava esquadra, no recinto do porto de Maputo, na tarde de quarta-feira.

Até esta manhã, a mandatária financeira de Mondlane não tinha tido acesso a um advogado, além de não ter sido facultado acesso a activistas dos direitos humanos e nem contacto com a família.

Aline Nobre Chire, uma das filhas de Glória Monteiro Nobre Chire, sublinha que a mãe não “é criminosa” e acrescenta que a progenitora tem problemas de tensão arterial elevada além de asma, pelo que “precisa de tomar comprimidos”.

Glória Monteiro, de 59 anos, contabilista reformada, continua detida na 8.ª esquadra da Polícia da República de Moçambique, em Maputo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário