segunda-feira, 24 de março de 2025

NEGAR A LIBERDADE AOS OUTROS, POR OMISSÃO


Nesta madrugada desta segunda-feira, num dos aeroportos dos Estados Unidos da América, fui confrontado com este cartaz (ver a foto), entre tantos outros que ornamentam o seu corredor subterrâneo.

Raramente tenho a oportunidade de ver estes "posters" porque ando sempre de comboio automático (metro) que faz ligações entre vários terminais. Só que esta madrugada, a locomotiva não estava em funcionamento. Tínhamos que caminhar, mas não me arrependi.

Na medida que andava entre os corredores pedonais, ia curtindo a criatividade das exposições: esculturas, pinturas, fotografias históricas, invenções, frases e pensamentos.
No que toca às duas últimas categorias, cada cartaz reflecte uma era, uma figura, um problema, uma preocupação e vários pensamentos... pensamentos expostos aqui, nestes longos corredores, para o mundo ver e refletir.
As mensagens constituem importantes marcos na história da humanidade, sobretudo, nos aspectos da justiça e igualdade.

Houve um cartaz que me fez parar. Voltei para atrás e li-o de novo (ver a foto). A frase em inglês: "THOSE WHO DENY FREEDOM TO OTHERS, DESERVE IT NOT FOR THEMSELVES."
Tradução: “AQUELES QUE NEGAM A LIBERDADE AOS OUTROS, NÃO A MERECEM PARA SI.”
As palavras foram ditas em 1858 e pertencem àquele que seria o futuro presidente dos EUA, Abraham Lincoln. A foto de ilustração retrata uma mulher afro-americana não identificada, potencialmente uma escrava. A escravatura só seria abolida sete anos mais tarde.

Na verdade, todos nós merecemos a mesma liberdade: expressão, pensamento, circulação, confissão religiosa, manifestação, etc.
Infelizmente, até hoje, por negligência e/ou omissão, muitos continuam a NEGAR A LIBERDADE AOS OUTROS... mas, reclamamos quando ela é nos retirada ou negada.
--Umaro Djau
Deputado da Nação
24 de Março de 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário