Após falhar a quinta qualificação consecutiva para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a Seleção de Futebol da Guiné-Bissau liderado pelo técnico luso-são tomense, Luís Boa Morte, mergulhou em crise de resultados desportivos onde estão inseridos os “Djurtus”, como é conhecida a seleção nacional da Guiné-Bissau.
Os “Djurtus”, que buscam garantir o primeiro apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol, perdeu hoje, frente a sua congénere de Serra Leoa, em partida da quinta jornada de fase de qualificação para amaior competição de futebol mundial.
Inseridos no grupo A da zona africana do apuramento para o Mundial 2026, a Guiné-Bissau deslocou-se até a Libéria, a casa emprestada de Serra Leoa e sofreu uma pesada derrota numa partida de futebol sem grandes exibições para ambas seleções durante 90 minutos regulamentares.
Numa partida que marcou a estreia com a camisola da Seleção Nacional de vários jogadores, nomeadamente Babacar Fati, Vando Felix e Mário Junior, dois erros defensivos dos pupilos de Boa Morte custaram umaderrota a Guiné-Bissau, numa partida consideradacrucial para a inspiração do país nesta fase de qualificação para o próximo mundial.
Uma partida de futebol que foi bastante equilibrada entre as duas seleções, mas com a Guiné-Bissau a ter domínio de posse de bola e sem jogadas para fazer golo na partida da quinta jornada do apuramento.
Aos 20 minutos da partida, o defesa esquerdo da Guiné-Bissau, Babacar Fati, tentou atrasar uma bola ao guardião da seleção nacional que não saiu bem e o jogador adversário aproveitou para abrir o marcador, dando assim vantagem a seleção de Serra Leoa. O golo da seleção adversária foi apontado por intermédio de Mustapha Bundu, permitindo assim a sua equipa estar a frente do marcador.
Após o golo de Serra Leoa, a equipa técnica nacional deu instruções aos jogadores para terem calma, uma vez que nada está perdida. O resultado de 1 a 0 permaneceu até ao fim da primeira parte.
Já na segunda parte desta partida entre as seleções de Serra Leoa e da Guiné-Bissau, o Selecionador Nacional Boa Morte fez alteração na sua equipa, tirando Babacar Fati e fez entrar Saná Gomes, porque Fati não esteve bem na primeira parte, após erro que permitiu o adversário fazer o seu primeiro golo na partida.
Apesar de alguns dos jogadores das ambas as equipas estarem a jogar muito bem, foi visível uma fraca exibição porque nota-se claramente que as equipas não conseguiram criar jogadas perfeitas para fazer golos.
Embora a Guiné-Bissau continuasse a controlar a posse de bola, não conseguiu romper a cortina defensiva de Serra Leoa, que estava a realizar um bom jogo, bloqueando completamente os avançados da Seleção Nacional, principalmente o Beto que joga no Everton da Liga Inglesa de futebol.
Aos 60 minutos da partida, os Djurtus voltaram a cometer mais um erro defensivo e a seleção de Serra Leoa aproveitou para ampliar o marcador para 2 a 0, mostrando claramente que veio para somar três pontos frente a uma seleção que continua a enfrentar enormes dificuldades nas competições internacionais. Na sequência da troca de bola entre Victor Rofino e guardião nacional Manuel Baldé, Mussa Kamara aproveitou para fazer o golo na partida.
Depois de sofrer segundo golo, Luís Boa Morte fez novas alterações, apostando no ataque em busca de golo. Com entradas de Franculino Djú e Tamble Monteiro, a equipa melhorou bastante e conseguiu reduzir o marcador por 2 a 1. O golo foi apontado por Monteiro aos 67 minutos do desafio, após assistência de Alfa Semedo, o jovem avançado não desperdiçou a oportunidade.
Quando tudo parecia que resultou permanecendo o resultado em 2 a 1, a seleção de Serra Leoa fez mais um golo, fixando o resultado em 3 a 1, com o tento apontado por Ibrahim Turay, aos 90+6 minutos, o que permitiu ao adversário somar três pontos na tabela classificativa.
Em sete jogos que defrontou a seleção de Serra Leoa, a Guiné-Bissau perdeu 4 jogos, empatou dois jogos e venceu uma partida, de acordo com dados da imprensa internacional.
Com esta derrota, a Guiné-Bissau soma assim a sua primeira derrota no grupo e mantém-se com 6 pontos na tabela classificativa. Já a seleção de Serra Leoa fez agora 8 pontos, ultrapassando a seleção nacional na tabela.
Os Djurtus podem ainda ser ultrapassados pela seleção de Burkina Faso, que joga amanhã diante de Jibuti. A tabela classificativa continua a ser liderada pela seleção do Egito com 10 pontos e joga amanhã diante de Etiópia.
Em caso do triunfo frente a seleção de Etiópia, a seleção egípcia ficará de forma isolada a frente da tabela classificativa nesta luta pela qualificação para o Mundial 2026.
A Guiné-Bissau joga na próxima semana em Bissau diante da seleção de Burkina Faso. Na primeira volta desta fase do apuramento, as duas seleções saíram empatadas 1 a 1, numa partida a contar para o Grupo A da zona africana.
De salientar que a nova equipa técnica nacional que substitui então Selecionador Nacional, Baciro Candé, somente conseguiu ganhar uma partida oficial diante da seleção de Eswatini na fase do apuramento para o CAN”2025.
Dados disponíveis indicam que o Selecionador Nacional, Luís Boa Morte, disputou 6 jogos na fase do apuramento para o CAN”2025, venceu uma partida, empatou dois jogos e perdeu três, falhando assim a qualificação para a competição.
Já na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, realizou dois jogos, empatando com a seleção de Egipto e perdeu hoje com a seleção de Serra Leoa. Com esta derrota, começa a comprometer as inspirações da Guiné-Bissau nesta competição.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário