sábado, 29 de março de 2025

"É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos". Bolsonaro fala sobre a possibilidade de ir preso

 

O antigo presidente brasileiro é acusado por cinco crimes, sendo que a soma das penas pode ser superior a 40 anos de prisão caso seja culpado.

O antigo presidente brasileiro falou pela primeira vez da possibilidade de ir preso caso seja considerado culpado dos cinco crimes pelos quais vai ser julgado, incluindo o de tentativa de golpe de Estado. Numa entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Jair Bolsonaro olha para a prisão como “o fim”.

"É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos", disse Bolsonaro, acrescentando que seria “completamente injusta uma possível prisão”, pois não há nada que prove o seu envolvimento nos crimes pelos quais é agora julgado. “Cadê meu crime? Onde eu quebrei alguma coisa? Cadê a prova de um possível golpe [de Estado]?”.

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram, esta semana, maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado durante e depois das eleições de 2022.

O ex-presidente também é acusado de participar nos planos que culminaram no ataque de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília, levado a cabo por milhares de apoiantes que vandalizaram a capital brasileira para criar o caos e incitar uma intervenção militar para tirar o atual presidente Lula da Silva do poder.

Apesar de admitir que discutiu com militares uma alternativa à presidência de Lula da Silva, Jair Bolsonaro rejeita que tenha planeado um golpe de Estado, garantindo que não pediu “apoio a ninguém”, e assegura que não se arrepende de não ter reconhecido a vitória do atual presidente brasileiro.

“Não me arrependo. Eu tinha [os] meus questionamentos. Todo candidato faz isso quando ele vislumbra qualquer possibilidade. E eu jamais passaria faixa para ele [Lula] também, mesmo que tivesse dúvidas de nada”, vincou Bolsonaro.

cnnportugal.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário