domingo, 23 de março de 2025

Guiné-Bissau - Julgamento de Victor Tchongo retomado pelo Tribunal Militar Regional

 

Após o início e suspensão na semana passada, o julgamento do coronel Victor Tchongo, antigo Comandante Geral da Guarda Nacional (GN), deverá ser retomado esta segunda-feira (24.03) pelo Tribunal Militar Regional, soube a Capital FM junto de fonte próxima do processo.

Quem também está na mesma situação e a ser julgado é Ramalhano Mendes, antigo Comandante da Brigada de Intervenção e Reserva (BIR), uma estrutura da GN.

Embora as audiências estejam a ser conduzidas pelo Tribunal Militar Regional, o julgamento dos dois militares está a decorrer na sala emprestada do Tribunal Militar Superior, em Bissau.

Victor Tchongo e Ramalhano Mendes encontram-se detidos desde 1 de dezembro de 2023, acusados de tentativa de golpe de Estado, horas depois de um grupo de elementos da Guarda Nacional ter retirado, à força, das celas da Polícia Judiciária (PJ), o antigo ministro das Finanças, Suleimane Seidi, e o ex-secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro.

Seidi e Monteiro são acusados de suposta prática de corrupção pelo Ministério Público guineense, num caso conhecido por "seis bilhões".

A retirada dos dois governantes na altura resultou na troca de tiros entre forças GN e da Presidência da República, que conseguiram recuperar Suleimane Seidi e António Monteiro, e devolvê-los às celas da PJ.

O tiroteio, segundo informações oficiais, provocou uma vítima mortal, nas instalações da Guarda Nacional, que acabaram por ser tomadas por forças da Presidência da República.

Por CFM

Sem comentários:

Enviar um comentário