Dentre os 10 novos membros externos eleitos para o órgão da mais antiga Universidade portuguesa, a guineense e antiga Ministra da Saúde Pública, Magda Robalo, é única e primeira estrangeira a integrar o Conselho Geral da Universidade de Coimbra. As dez personalidades são cooptadas mediante votação do conjunto dos membros eleitos do Conselho Geral em efetividade de funções.
O Conselho Geral tem entre outros poderes, eleger o seu Presidente, eleger, substituir, suspender ou destituir o Reitor, propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da Universidade, aprovar o plano anual de atividades da Universidade, a proposta de orçamento, fixar as propinas aos estudantes e aprovar as linhas gerais de orientação da Universidade no plano do ensino, da investigação, do desenvolvimento e da inovação, bem como nos domínios da gestão de recursos humanos, financeiros e patrimoniais.
Reagindo face às novas funções, a antiga Alta Comissária de Luta Contra a COVID-19 comprometeu-se partilhar as suas experiências durante o seu mandato de quatro anos.
"Comprometi-me, com muita humildade, a colocar toda a minha sabedoria e experiência internacional em vários cargos e instituições, incluindo a minha filiação à Harvard University nos Estados Unidos, à minha associação à Faculdade de Medicina de Oslo na Noruega enquanto membro do Scientific Advisory Board do SUSTAINIT e Professora Associada da Griffith University na Austrália, ao serviço do Conselho Geral da Universidade de Coimbra", escreveu.
O Conselho Geral é um dos três órgãos de Governo da Universidade, para além do Reitor e do Conselho de Gestão. É composto por trinta e cinco membros, dos quais dezoito representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade, na qual figura a guineense.
Para a Magda, é uma honra por ser a primeira personalidade estrangeira a integrar ao órgão.
"Sinto-me muito honrada por ter integrado a Universidade de Coimbra na qualidade de Conselheira. A honra é ainda maior pelo facto histórico de ser a primeira personalidade estrangeira a integrar o Conselho Geral daquela que é a mais antiga Universidade de Portugal (completa este ano 735 anos de existência) e uma das mais antigas da Europa". Escreveu na sua página do Facebook.
Importa ressaltar que, a Universidade de Coimbra é uma das poucas academias que é património mundial da humanidade, distinguida pela UNESCO desde 2013.
A tomada de posse dos novos membros externos tomaram a posse no passado dia 10 de Março em curso.
Por: Rádio Jovem
Fotos: MR
Sem comentários:
Enviar um comentário