sábado, 6 de outubro de 2018

«HOJE, JÁ SÃO 6 DE OUTUBRO» MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL ANUNCIA QUE RECENSEAMENTO ELEITORAL TERMINA NO DIA 20 DE OUTUBRO E NÃO VEJO OS 'KITS' EM PORTUGAL, PARA PODER-ME RECENSEAR


A ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, anunciou esta terça-feira, 02 de Outubro 2018, que o processo de recenseamento eleitoral, que teve o seu início a 20 de setembro último, vai terminar no próximo dia 20 do mês em curso e garante que o executivo, através do ministério que tutela, “está a trabalhar fortemente para cumprir o calendário anunciado”.

Anúncio feito pela governante à saída da terceira ronda da reunião entre o governo e fórum de partidos políticos com assento parlamentar e a Comunidade Internacional (Grupo de P’5), que decorreu numa das salas da reunião do ministério da Economia e Finanças. A reunião visa analisar o cronograma eleitoral das legislativas de 18 de novembro.

A titular da pasta de Administração Territorial revelou que decorridos 12 dias, o governo conseguiu recensear mais de 30 mil pessoas em todo o território nacional, num processo iniciado apenas com 14 kits. A governante acredita que com a chegada, ao país, do último grupo de duzentos e mais 150 kits já disponíveis, “o governo estará em condições de fazer um bom recenseamento”.

“Saímos de uma reunião em que se apelou a todas as partes envolvidas no processo, nomeadamente, sociedade civil, políticos e jornalistas para trabalharmos muito, com a visão de que os guineenses vão às urnas no dia 18 de novembro. Sendo assim, apelamos a todos os cidadãos com idade de votar no sentido de se recensearem”, notou Fernandes.

Ester Fernandes garantiu igualmente que em breve as comunidades guineenses, residentes na disporá (África e Europa) vão começar a ser registados através da reserva dos kits que o ministério tem para a diáspora. Tendo revelado, no entanto, que o recenseamento já iniciou em Ziguinchor (região sul do Senegal) e que a Gâmbia deveria estar a começar ainda hoje, 02 outubro de 2018.

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário