sexta-feira, 19 de outubro de 2018

«DIPLOMACIA» GUINÉ-BISSAU APOIA INICIATIVA MARROQUINA DE AUTONOMIA AO SAHARA



Bissau, 19 out 18 (ANG) - A Guiné-Bissau reiterou terça-feira perante a 4ª Comissão das Nações Unidas o seu apoio à iniciativa maroquina de autonomia ao Sahara, proposta pelo Reino de Marrocos para resolver o conflito a volta do Sahara.

Apreciamos e apoiamos a iniciativa marroquina de autonomia ao Sahara que constitui um potencial considerável, susceptível de melhorar a situação política, económica,social e cultural da região do Sahara”, disse Fernando Delfim da Silva, representante permanente da Guiné-Bissau na ONU.

Delfim da Silva acrescentou que o seu pais, apoia o processo político, desenvolvido sob auspícios do Secretário-geral das Nações Unidas e a facilitação de seu enviado pessoal para o Sahara, com vista a se prevenir de uma solução política negociada e mutuamente aceitável, tal como recomendado pelo Conselho de Segurança desde 2007.

“A Guiné-Bissau subscreve a resolução 2414 do Conselho de Segurança que sublinha a necessidade de se progredir para uma solução política realista e durável sobre a questão do Sahara”, referiu Delfim da Silva.

O diplomata guineense felicitou o convite feito pelo enviado pessoal do SG da ONU, Horst Kohler às partes concernentes para participarem numa mesa-redonda, prevista para 5 e 6 de Dezembro, em Genebra,na Suíça, visando o relançamento do processo político para a resolução deste referendo regional. 

Conosaba/ANG/FAAPA



Sem comentários:

Enviar um comentário