terça-feira, 30 de outubro de 2018

REPORTAGEM III DO ARMANDO MUSSA SANI


(continuação)

SANSSOUCI 
(tradução livre de francês para português) 
NÃO SE PREOCUPE

Cá estou novamente com mais uma reportagem desta vez do antigo palácio de Frederico II, Rei da Prússia.

Conhecer o castelo Sanssouci em Potsdam foi maravilhoso, mas passear neste parque num dia de sol, foi estonteante! São varios recantos disponíveis para serem descobertos.
Neste magnífico parque onde milhares de árvores, palmeiras e outras plantas que pertenciam a climas mais amenos, sobrevivam o inverno europeu. 

Eu me encantava com tudo. Parecia aquelas paisagens que só vemos em filmes. Às vezes até parece que estamos a passear nas matas de Cantanhez ou nas lalas de Mantefan.
Logo no início do parque um mapa para começar a se familiarizar com a grandiosidade do lugar.
Na nossa caminhada até ao Palácio de Sanssouci, ainda tive oportunidade de descobrir outros locais imperdíveis. Por exemplo Casa Chinês, destinado a tomar chá e vários corredores com diferentes árvores proporcionando uma imagem idílica da paisagem.

Jasmina falou me do primeiro moinho de vento do Parque Sanssouci remonta o ano de 1738 e o segundo é muito maior foi construído a partir de 1787-1791, mas foi completamente destruído por um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, o palácio tornou-se um atracão turística na Alemanha Oriental. Foi totalmente mantido com o devido respeito à sua importância histórica e aberto ao público em 1990, depois da Reunificação da Alemanha.

Os restos mortais de Frederico II e dos seus cães foram enterrados numa sepultura com vistas para os jardins que ele criou. 

Sanssouci e os seus extensos jardins foram classificados como Património Mundial da Humanidade em 1990, sob a proteção da UNESCO.

Em 1995, a Fundação dos Palácios e Jardins Prussianos em Berlim-Brandemburgo foi instituída como protetora de Sanssouci e dos outros palácios imperiais em volta de Berlim. Estes palácios são, atualmente, visitados em cada ano por mais de dois milhões de pessoas vindas de todo o mundo. 

O Parque de Sanssouci tem muito mais. Espero voltar um dia, para me encantar e conhecer muito mais deste lugar incrível.

Sem comentários:

Enviar um comentário