quinta-feira, 14 de junho de 2018

"MUITOS PRECISAM DE VIR À GUINÉ-BISSAU PARA ENCARAR POLÍTICA DE FORMA DIFERENTE", DIZ O RUI RIO


O líder do PSD, Rui Rio, disse que muitos agentes políticos deviam visitar a Guiné-Bissau para encararem a política de uma forma diferente e deixarem de perder tempo com aquilo que é "acessório".

“Quem vem aqui e vê as carências que o povo da Guiné muitas vezes sofre, leva uma lição para pôr sempre à frente aquilo que é importante e esquecer o acessório”, afirmou Rui Rio.

O presidente social-democrata falava aos jornalistas no final de um encontro com os líderes do Partido de Renovação Social, em Bissau, onde foi recebido em festa, com os militantes daquele partido guineense a gritarem: “PSD, Viva o PSD”.

“Quando vejo em Portugal estarem sempre a dizer-me tem de marcar a agenda política ou tem de conseguir abrir um telejornal, isso é tudo acessório. Aquilo que é importante é nós conseguirmos fazer o melhor pelo nosso povo e, então, olhando aqui, para aquilo que são algumas situações sanitárias e sociais na Guiné, eu acho que muitos, mesmo em Portugal, precisavam desta lição de vida para encararem a política de uma forma diferente”, afirmou.

Sobre o balanço da sua visita ao país, Rui Rio disse que em Portugal vai relatar o “quão de positivo viu no sentido de preparação do futuro”.

“Também terei oportunidade de relatar as carências que existem e como digo chocam qualquer um e sensibilizam qualquer um. Transmitir o conhecimento do que aqui vi em Portugal é também muito importante para alguns agentes políticos que, muitas vezes, em Portugal perdem tempo com aquilo que é acessório e se esquecem daquilo que é importante”, disse.

Da Guiné-Bissau, Rui Rio leva uma “fotografia positiva” do passado recente, salientando que estão a ser feitos esforços para “conseguir ultrapassar aqueles períodos de crises políticas permanentes que o país foi vivendo”.

“Têm um Governo de unidade nacional e aquilo que mais desejo, e acho que o povo todo da Guiné deseja, é que depois das próximas eleições, que deverão ser em novembro, quem ganhar, naturalmente, terá oportunidade de indicar o primeiro-ministro, mas é bom que aqueles que não ganharem colaborem nesse espírito de unidade, porque só com esse espírito é que estão em condições de desenvolver o país e conseguir da comunidade internacional o apoio”, afirmou, sublinhando que Portugal está disponível para ajudar.

Rui Rio iniciou no domingo uma visita a Bissau para participar nas comemorações do 10 de junho. Durante a visita, o líder do PSD esteve reunido com as autoridades políticas guineenses, empresários portugueses e visitou hospitais e um orfanato.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário