sexta-feira, 1 de junho de 2018

«DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS» DIREITOS DAS CRIANÇAS GUINEENSES CONTINUAM A SER VIOLADOS

O mundo celebra, esta sexta-feira (01 de Junho) o dia da criança. A data é celebrada numa altura que na Guiné-Bissau são registados vários relatos de violação dos direitos das crianças e continua a ser verificado o fenómeno de criança talibé

Em alguns casos, as crianças foram submetidas a torturas físicas e psicológicas, ainda existem crianças sofrendo da desnutrição, doenças nos primeiros anos de vida, fome, descriminação e entre outras formas de violação.

Nos últimos anos foram vários apelos lançados pelas diferentes organizações da sociedade civil ligadas aos direitos humanos no país sobre a situação das crianças.

Espelhando de uma forma abrangente, em algumas localidades do interior do país várias vezes a situação não é do conhecimento publico porque acontece isoladamente.

Exemplo claro, há pouco menos de um mês em São Domingos, norte do país -zona fronteiriça com o Senegal, no último mês de Março, uma criança desapareceu por mais de uma semana e depois foi encontrada morta dentro de um carro perto de um dos postos de segurança.

São Domingos

O nosso correspondente local, Carlos Ambona, relata que as mãos de uma criança de sete anos foram queimadas pela sua avó porque comeu alguns ovos do tabuleiro, por isso o ponto focal da AMIC considera de “muito lamentável” a situação de crianças naquela localidade.

“Nos últimos meses a violação das crianças tem aumentado. A AMIC recebe muitas crianças talibés que fogem da sub-região”, relata o ponto focal da AMIC.

Ainda em São Domingos, o Parlamento Nacional Infantil também realizou marchas e durante a caminhada as crianças pediram protecção e direitos á escola e á saúde.

Canchungo

Na cidade de Canchungo, também norte do país, segundo os relatos do correspondente Marcolino Vasconcelos, citando as fontes da Liga Guineense dos Direitos Humanos, no ano de 2018 foram verificados 21 casos de violação doméstica das crianças e os os dados do último semestre apontam para 3 casos de violação sexual, 2 casos de agressão física e 5 dos maus-tratos.

“As crianças não gozam o direito á escola e á alimentação de qualidade. É feita sensibilização na comunidade através a Associação dos Amigos da Crianças. Os serviços de registos á nascença funcionam nos hospitais”, explica.

Sector Autónomo de Bissau

Na capital Bissau a situação contínua deficiente. As crianças continuam a ser negadas os direitos á escola, saúde e protecção. Continua a ser verificado crianças nas avenidas principais a pedirem esmola e descalços. O número de crianças talibés nas ruas continua a ser motivo de preocupação.

Embora, segundo as autoridades, a mutilação genital feminina e o casamento cedo e forçado diminuíram significativamente mas verificam-se ainda crianças de vivem do lixo, no caso do vazadouro de Antula.

Ilha de Bubaque

Entretanto, em Bubaque - sul do país, segundo o correspondente Pedro Monteiro, as crianças continuam a sofrer de ameaças constantes de mortes pelos próprios familiares, facto que preocupa as autoridades nacionais.

Mansaba

Recentemente duas crianças morreram afogadas, numa zona de Mansaba, quando tentaram cruzar a travessia a procura de trabalhos produtivos onde os fundos seriam revertidos á escola para as festas deste 1 de Junho.

Entretanto, esta sexta-feira (01 de Junho), o Secretário executivo da AMIC, alerta que as crianças guineenses continuam a morrer por doenças que podem ser evitadas, e que as crianças guineenses continuam a ser traficadas para pedir esmolas.

Paralelamente, no país, várias actividades estão a ser realizadas para chamar atenção das autoridades e do povo em relação aos direitos das crianças guineenses que sofrem de vários tipos de abusos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário