quinta-feira, 21 de junho de 2018

DEPUTADOS DA GUINÉ-BISSAU APROVAM POR UNANIMIDADE PROGRAMA DE GOVERNO


O programa do governo liderado por Aristides Gomes foi, esta terça-feira (19), aprovado por unanimidade pelos deputados da Nação. Os trabalhos devem continuar e na quinrta-feira será discutido e aprovado o Orçamento-Geral de Estado (OGE) de 2018

Depois da aprovação do importante documento de governação, o chefe do executivo, Aristides Gomes, diz que o acto reveste de uma sensação de maior responsabilidade para poder cumprir correctamente a missão incumbida que é a realização das eleições e colocar o país na via da governabilidade.

“É uma situação diferente porque o governo nasceu de um consenso. O que aconteceu hoje é o fruto do consenso. Os partidos foram coerentes consigo mesmo e demonstra que os guineenses podem entender e resolver os seus problemas e, evidentemente, com o acompanhamento da comunidade internacional”

Por seu turno, o líder da bancada parlamentar do Partido da renovação Social (PRS), Certorio Biote, afirma que o acto demonstra o consenso entre os partidos a volta da nação.

“O PRS é um dos autores do programa do governo. É promotor de tudo isto e está satisfeito e aprova o programa com toda a garantia que é um governo de que a Guiné-Bissau precisa para, de facto, começar a organizar as eleições”, sustenta.

Para Califa Seide, líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PAIGC), a aprovação do programa do governo por unanimidade dos deputados resulta de uma mesa redonda conforme o previsto no acordo de Conacri.

“Os nossos partidos foram bem representados na mesa redonda e por isso mesmo não houve grandes dificuldades de consenso a nível do parlamento”, justifica.

De referir que na quarta-feira (20), os parlamentares devem debater o orçamento da Assembleia Nacional Popular (parlamento) e na quinta-feira será debatido e aprovado o Orçamento-geral de Estado de 2018.

Entretanto, no momento da apresentação do programa do governo, o primeiro-ministro prometeu dar atenção ao sector da justiça e direitos humanos e no combate ao narcotráfico na Guiné país.

Aristides Gomes reforça que o combate ao narcotráfico visa contribuir para a boa imagem do país no estrangeiro para atrair mais investimentos dos parceiros.

Aristides Gomes diz que o governo tudo fara para seja criada condição técnica e materiais para a realização das eleições legislativas.

No que diz respeito no âmbito social, o chefe do governo promete promover encontro com sindicatos para que haja uma moratória.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário