quinta-feira, 7 de junho de 2018

PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE INICIA PÉRIPLO À EUROPA

O primeiro-ministro Aristides Gomes iniciou esta quarta-feira uma visita a Bruxelas para tomar parte na reunião dos ordenadores do Programa Indicativo Regional (PIR) da África ocidental, no âmbito da cooperação multilateral com a união europeia.

A margem da reunião dos ordenadores, o chefe do executivo guineense irá manter encontros com os presidentes das comissões da CEDEAO e da UEMOA, momento que para Aristides Gomes servirá para apresentar as duas organizações a confiança das autoridades de Bissau em relação as suas implicações no processo de organização das eleições legislativas, passos que estão a ser dado a nível interno para assumir as vias mais eficazes para a solução dos problemas de crise política recorrente do país.

“O facto de o governo ser um grupo que emerge de um consenso entre os partidos políticos com aceitação do próprio presidente da República, este facto é revelador de um novo espirito de diálogo no nosso país por estarmos a construir uma situação nova, uma subjectividade, estamos a escrever a nossa acção global num princípio de diálogo de compreensão mutua. Esta é a mesma mensagem que vamos transmitir aos países europeus e as organizações multilaterais que estarão presentes em Bruxelas“

Aristides disse por outro lado que vai transmitir aos parceiros neste encontro a mensagem de uma iniciativa de construção de um pacto de estabilidade que irá servir de base para governação futura dos países depois das eleições.

A deslocação enquadra-se na sua segunda etapa de visitas de contactos à procura de fundos para a realização das eleições legislativas de Novembro próximo.

Após o seu regresso, o chefe do governo vai apresentar no próximo di 18, o seu Programa e Orçamento no Parlamento.

O Orçamento de Estado até Novembro tem prevista uma receita de quase 213 mil milhões de francos cfa e uma despesa de 281,5 mil milhões de francos cfa.

Aristides Gomes efectuará escala de algumas horas à Lisboa para um encontro com seu homólogo português para em conjunto passarem em revista a cooperação luso-guineense em vários domínios.

Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário