quinta-feira, 7 de junho de 2018

EX-PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE, ARTUR SILVA ENTRA EM FUNÇÕES NA AGC EM DAKAR

O Embaixador Artur Silva, inicia nesta quinta-feira em Dakar as funções do Secretário-geral da Agencia Guineense de Cooperação com Senegal para que foi nomeado pelo Presidente da República através de um decreto Presidencial no passado dia 11 de Maio.

O antigo Primeiro-ministro Guineense que foi Ministro das Pescas, da Defesa e da Educação Nacional em diferentes governos do PAIGC, vai substituir assim O Engº Júlio Mamadu Balde, que esteve no cargo há 18 anos de quem precisamente vai receber a agência durante uma cerimonia que contará com a presença de todos os funcionários da instituição na capital Senegalesa. 

Agência Guineense de Cooperação entre as Republicas da Guiné-Bissau e do Senegal foi fundada a 14 de Outubro de 1993 ao abrigo de um acordo assinado em Dakar entre os Presidentes João Bernardo Vieira da Guiné-Bissau e Abdou Diouf do Senegal na altura. A 12 de Julho de 1995 um acordo assinado em Bissau entre os dois chefes de estado regulamenta o funcionamento da agencia bem como dos recursos existentes na zona de exploração conjunta entre os dois países, nomeadamente Petróleo, recursos marinhos e recursos naturais. Artur Silva, vai ser terceiro Secretário-geral de Agência Guineense de Cooperação com o Senegal depois de Pio Correia e Júlio Mamadu Baldé. De acordo acordo que estabelece a criação da Agência Guineense de Cooperação, a Agência fica sedeada em Dakar, e o Secretário-geral será sempre um Guineense e o seu Adjunto um Senegalês nomeados pelos dois chefes de estado.

Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário