terça-feira, 8 de novembro de 2016

PR DA GUINÉ-BISSAU CONVOCA CONSELHO DE ESTADO PARA DECIDIR ESCOLHA DO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou para quarta-feira a reunião do conselho de Estado para analisar a indicação do nome do próximo primeiro-ministro do país, disse hoje à Lusa fonte da presidência guineense.

A reunião do conselho de Estado está agendada para as 17 horas de Bissau, mesma hora em Lisboa, e será antecedida de encontros em separado do chefe do Estado com os cinco partidos com assento no Parlamento, que terão lugar durante o período da manha do mesmo dia.

O conselho de Estado é órgão de consulta do chefe do Estado e a sua reunião antecede normalmente a demissão ou nomeação do novo Governo.

De acordo com a fonte da presidência, a audiência do Presidente guineense com os partidos com assento parlamentar e o conselho de Estado enquadra-se no artigo 104, numero 02 da Constituição do país segundo o qual o chefe do Estado pode demitir o Governo em caso de grave crise institucional no país, devendo para o efeito ouvir as duas instâncias.

José Mário Vaz auscultou hoje os cinco partidos com representação no Parlamento, tendo-os solicitado a indicação de um nome para primeiro-ministro e propostas para a saída da crise política que assola a Guiné-Bissau há 15 meses.

Compõem o Parlamento guineense o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), PRS (Partido da Renovação Social), PCD (Partido da Convergência Democrática), UM (União para Mudança) e PND (Partido da Nova Democracia).

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário