sexta-feira, 4 de novembro de 2016

BOTCHE CANDE PROMETE AUMENTAR SEGURANÇA NO SUL DO PAÍS PARA DIMINUIR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

O ministro de Estado do interior promete colocar no sector de Bedanda, região de Tombali, Sul do País, mais vinte (20) forças de segurança para combater o roubo, violação dos direitos humanos e casamento forçado naquela localidade
Botche Cande que falava, esta quinta-feira (03/10), durante o périplo que fez a região de Tombali para conhecer de perto a situação difícil com que se depara a população daquela zona promete ainda que a violação dos direitos humanos será combatida naquela zona.
Entretanto, o ministro Botche Cande manifestou-se descontente com o assassinato de sete pessoas na sessão de Cadique Mbitna, no mesmo sector, alegadamente acusados de actos de feitiçaria.
Na ocasião, o governante visivelmente emocionado com o sucedido prometeu que dentro em breve a referida sessão vão contar com forças de guarda-nacional para impedir estes tipos de acto.
“ (…) Se na verdade existe Estado na Guiné-Bissau está prática vai acabar. Vamos construir uma sede em Bedanda onde as forças de segurança estarão permanentemente disponíveis para preservar os direitos humanos”, promete Botche cande que interroga ainda “como é possível mais de quarenta (40) pessoas organizarem e assinarem sete pessoas e ninguém pode ser testemunho deste acto”.
Entretanto, o chefe de investigação criminal do sector de Bedanda, Mamadi Indjai, sublinhou que, embora o crime não é herdado, mas se não encontrarem os alegados assassinos, os pais dos mesmos terão que cumprir a pena.
“Depois o prazo de até o dia 27 de Outubro para os pais entregarem os seus filhos mas não fizeram esforços para isso. Conseguimos prender quatro dos procurados e infelizmente um acabou por fugir da prisão”, explica Indjai que revela ainda que são 40 pessoas cúmplices do crime e que agora estão a monte.
Por sua vez, o representante do Imame local, disse a população enfrenta várias dificuldades principalmente a má condição de estrada.
Ainda durante seu périplo ao sul do país, o ministro fez uma curta paragem no sector de bambadinca para autorizar a entrega dos dois dos 24 reclusos que fugiram na cela de polícia judiciária em Bissau.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba
Imagem: Nautaran Marcos Có

Sem comentários:

Enviar um comentário