terça-feira, 8 de novembro de 2016

«AUSCULTAÇÃO PRESIDENCIAL» 1.º VICE-PRESIDENTE DO PAIGC EXORTA JOSÉ MÁRIO VAZ A RESPEITAR CONSENSO ALCANÇADO EM CONACRI



Bissau,08 Nov 16(ANG) - O primeiro vice-presidente do PAIGC e ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia considerou hoje que o Presidente da República deve respeitar o consenso alcançado em Conacri sobre a figura para liderar o próximo Governo.

Carlos Correia que chefiou a delegação do PAIGC ao encontro de aucultação com José Mário Vaz, disse à imprensa que, se o chefe de Estado não nomear essa figura do consenso estaria a desrespeitar o documento assinado pelos atores políticos.

O Vice Presidente dos libertadores disse que José Mário Vaz pediu ao PAIGC para enviar a sua proposta, por escrito, do nome para o futuro primeiro-ministro ainda hoje.

O Partido da Renovação Social, segundo o seu Secretario-geral, Florentino Mendes Pereira ,segunda força política do país deixou claro ao Presidente da República que não vai aceitar a nomeação de Augusto Olivais, dirigente do PAIGC, para o cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O secretário-geral do PRS disse que o partido só aceita os nomes de Umaro Sissoco e de João Mamadu Fadia para liderar o próximo Governo de Inclusão e de Consenso.

O PRS deverá igualmente enviar por escrito a sua proposta de nome ao Presidente guineense. O partido reúne amanhã a Comissão Política para buscar consenso a volta da figura.
O presidente do PCD, Vicente Fernandes, reiterou a defesa de que cabe ao PAIGC, enquanto partido vencedor das eleições legislativas, indicar o nome da figura para liderar o governo.

"O partido que ganhar é que deve propor o nome do primeiro-ministro", disse Vicente Fernandes a saída de audiência com o Presidente da República.

O PCD deverá enviar também a sua proposta por escrito ao Chefe de Estado guineense.
O líder do Partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djalo, entende que o Presidente da República deve nomear a pessoa de sua confiança para chefiar o próximo Governo.

O também conselheiro do chefe de Estado guineense, promete enviar ainda hoje a sua proposta de nome por escrito ao Presidente, José Mário Vaz.

Inácio Correia, primeiro vice-presidente do parlamento, disse à saída de audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, que não cabe ao Parlamento indicar o nome da figura para chefiar o Governo .

ANG/ÃC/SG com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário