A Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial Industrial (FUNDEI) quer o envolvimento aprofundado dos jovens e mulheres na melhoria da economia guineense.
A pretensão desta fundação foi tornada pública, nesta quarta-feira, pelo Coordenador do Projeto durante a entrega dos certificados a 100 mulheres e jovens, no âmbito do projeto de Apoio à Autonomização e Inclusão Financeira das Mulheres e Jovens nas fileiras de Caju, Frutas e Legumes (PAIFJ).
Ucain Gomes disse que o projeto pretende estimular os jovens para que se possam envolver na melhoria da economia, para haver redução da pobreza e para que o país possa avançar no desenvolvimento.
“Para haver o desenvolvimento e progresso no nosso país, os jovens devem envolver-se e nesta senda que este projeto esta para estimular os jovens justamente no envolvimento da melhoria do nosso economia, no rendimento de jovens prometer redução de pobreza de família”, garantiu o coordenador do Projeto.
Filomena Horta Aly, em nome dos formandos, considera a formação de grande utilidade, admitindo promover o evento, atendo que a mesma foi realizada de uma vez que o receberam de graça.
“Esta formação foi de grande utilidade e foi alvo que nunca esperamos porque hoje em dia toda formação é paga, mas nós recebemos esta formação gratuitamente”, enalteceu a formanda.
A vice-presidente do Conselho de Administração do FUNDEI, Macária Barai, disse que a formação vai contribuir na geração de rendimento e promoção de segurança alimentar na Guiné-Bissau.
“A Formação pretende contribuir na geração de rendimento, para o combate ao desperdiço e para a promoção da segurança alimentar no nosso país e é esta formação representa um passo concreto na materialização do sonho coletiva”, destacou Macaria Barai.
Importa referir que o Projeto Empreendedorismo Jovens e Mulheres e Facilidade de Desenvolvimento que estava a decorrer de 14 de abril a 7 de maio de 2025, e foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) executado pelo governo através do ministério da Economia Plano e Integração Regional com FUNDEI na qualidade de agência de promoção.
As 100 mulheres e jovens foram formados em técnica de processamento de produtos locais, de forma a torná-las autônomas durante 15 dias.
Durante a formação, foram abordadas boas práticas de higiene e segurança alimentar; técnica Moderna de Transformação, Conservação, embalagem, assim como a importância de inovação e da qualidade, para o sucesso nos mercados.
radiosolmansi.
Sem comentários:
Enviar um comentário