Massad Boulos, conselheiro principal para África do presidente norte-americano Donald Trump (fotografia de arquivo em Novembro de 2024). © AP - Julia Demaree Nikhinson / arquivo RFI
Kinshasa – Ruanda, Quénia, Uganda são etapas do périplo africano do novo emissário para o continente do presidente norte-americano. Massad Boulos começou a sua viagem pela República democrática do Congo.
Massad Boulos era até agora apenas emissário de Donald Trump para assuntos árabes e do Médio Oriente.
De origem libanesa o seu filho é casado com uma das filhas do presidente norte-americano, Tiffany.
Boulos acaba de ser nomeado como conselheiro principal do chefe de Estado, Donald Trump, para África e começou o seu primeiro périplo pelo continente negro na República democrática do Congo.
Nesta quinta-feira ele avistou-se em Kinshasa com o presidente Félix Tshisekédi.
Os dois dirigentes abordaram o conflito no leste do antigo Congo belga. Tanto mais que a etapa seguinte da sua digressão é o Ruanda, país tido como apoiante dos rebeldes do M23, activo nomeadamente na região de Kivu Norte e Kivu Sul.
Massad Boulos insistiu na segurança para reforçar as relações económicas. Washington alega querer estimular os investimentos do sector privado americano, designadamente na área dos recursos minerais na RDC.
Por :RFI com AFP
Conosaba/rfi.fr/pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário