terça-feira, 15 de abril de 2025

Guiné-Bissau: Presidente apela a que Bubacar Turé compareça perante autoridades





Bissau – O chefe de Estado guineense comentou nesta segunda-feira o facto de Bubacar Turé, chefe da Liga dos direitos humanos, estar a ser procurado pelas autoridades após denúncias feitas por ele a propósito das mortes de hemodialisados no Hospital Simão Mendes. O Presidente desmentiu quaisquer mortes e alega ser normal que as pessoas prestem declarações sobre as denúncias feitas.

O presidente, Umaro Sissoco Embaló, voltou ao país nesta segunda-feira, após deslocações aos Emirados Arabes Unidos, Turquia e França.

Visitando as obras para um futuro hospital de referência o chefe de Estado foi ouvido pela imprensa quanto ao paradeiro incerto de Bubacar Turé, presidente da Liga guineense dos direitos humanos.

Este tinha denunciado o facto de os doentes, seguidos por hemodiálise, no Hospital Simão Mendes terem falecido, no âmbito de um protocolo viabilizado com Marrocos, .

O Presidente desmentiu em crioulo quaisquer mortes e apela a que Bubacar Turé se entregue às autoridades para prestar esclarecimentos sobre as suas denúncias.

Para Umaro Sissoco Embaló qualquer pessoa que faça declarações que não correspondam à verdade devem ser responsabilizadas. Este lembrou que o Procurador Geral da República emitiu um mandado contra Bubacar Turé para que este seja ouvido acerca do que declarou.

O Procurador-Geral emitiu um mandado. Ele, enquanto cidadão, que vá responder ! Ele é responsável pelos actos de que irá responder. Mas quem é o Bubacar?

Apenas um polícia chega ao pé dele, à paisana, e se identifica como polícia e o Bubacar vai-o acompanhar. Isso é que é o valor republicano ! O valor da República é isso: Ele disse uma coisa e tem de pagar as consequências disso.

Porque ninguém morreu (no centro de hemodiálise), depois isso é uma ofensa para as pessoas, até para as pessoas que trabalham lá. Deixam a sua família em casa enquanto o Bubacar está com a sua família a tomar dinheiro de uns políticos falhados e a falar asneiras. Como é que isso é possível?

Não é o Bubacar: que qualquer pessoa tem de ser responsabilizado ! Ele que vá responder ! A dizer que polícias armados estão atrás dele, porquê? Então Bubacar é uma pomba ou algum animal?

Não existe nada disso. Penso que é preciso que vocês (jornalistas) comecem... qualquer pessoa, não é só o Bubacar, qualquer jornalista, qualquer cidadão que der uma declaração pública que não é verdade... o Procurador-Geral da República tem o direito de o chamar para que prove se é verdade. Porque é que ele se esconde? Ele que o faça !


Sem comentários:

Enviar um comentário