terça-feira, 29 de abril de 2025

GOVERNO JUSTIFICA O BLOQUEIO DE SALÁRIOS AOS 349 TÉCNICOS DE SAÚDE PELO INCUMPRIMENTO DAS NORMAIS LOBORAIS

A ministra da Administração Pública considera que o bloqueio dos salários aos 349 técnicos de saúde se deve ao incumprimento das normas administrativas.

As considerações desta governante foram tornadas públicas, esta terça-feira (29 de abril), durante uma conferência de imprensa em reação às declarações feitas pelo coletivo dos 61 Técnicos de Saúde, que considera a falta de vontade do governo em desbloquear os seus salários já há 5 meses.

Mónica Buaro Costa disse que a situação do bloqueio de salário também se enquadra no âmbito da organização da administração pública, a qual considera ser banalizado ao longo dos anos em que este setor era visto apenas como um lugar de obter sustento.

“É simplesmente o cumprimento de serviços e de ajudar a organizar a administração pública que se encontra banalizado ao longo dos anos, em que as pessoas encaram a administração como lugar de obter sustento”, salientou a ministra.

A ministra da Administração Pública disse que, depois de tantos encontros com os técnicos de saúde, foi criada uma comissão técnica para averiguar os fatos, na qual constatou que, dentre os 349 bloqueios salariais, só 61 foram encontrados nos respectivos locais de trabalho.

“Todos os que foram encontrados no local dos serviços não têm problemas com os Inspetores, se não vejamos, em 349 com problemas de bloqueios de salários, só 61 foram encontros nos locais de serviços através da comissão criada para averiguar as reclamações”, justificou Mónica Buaro Costa.

Mónica Buaro Costa admite o controlo rigoroso dos funcionários, para evitar os problemas de gêneros, prometendo assim colocar o sistema de controle eletrônico em todos os departamentos do estado.

“O ministério da Administração Pública está empenhado e determinado em continuar os trabalhos de controlo dos funcionários públicos, é neste âmbito que, através dos parceiros, vamos colocar, mais uma vez, o sistema de controlo eletrônico”, destacou a Buaro.

A ministra da Administração Pública, Mónica Buaro Costa, acalmou ainda os técnicos de que já foi concluído o processo de 26 técnicos que já foram enviados ao Ministério das Finanças e até sexta-feira os restantes 35 processos em falta estarão prontos para serem processados os salários.

RSM: 29-04-2025

Sem comentários:

Enviar um comentário