Mindelo – As celebrações do cinquentenário da independência de Cabo Verde arrancam oficialmente, hoje, às 17h00 de Cabo Verde, 20h00 em Paris. A cerimónia de abertura acontece na cidade do Mindelo e é presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva
.Sob o lema “Cabo Verde, Nosso Orgulho, Nosso Futuro”, o chefe de governo Ulisses Correia e Silva preside no Mindelo à abertura oficial das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde que arranca com uma exposição sobre o 25 de Abril. O secretário-executivo da Comissão Organizadora das Festividades, António Lopes da Silva, explica que o propósito é mostrar a estreita ligação entre o 25 de Abril – dia da revolução dos cravos que pôs fim ao colonialismo português e 5 de julho – o dia da independência nacional
“Quisemos também homenagear o 25 de Abril, dentro dessa grande comemoração, os 50 anos da nossa independência. O percurso que nós tivemos desde 1975 até os nossos dias. Em 1975, muita gente duvidava se Cabo Verde iria dar-se bem depois da independência. Hoje, o mundo inteiro acredita neste pequeno país que é referência em África graças ao trabalho que se fez de um povo todo no país e na diáspora cabo-verdiana” disse o António Lopes da Silva, Secretário Executivo para as comemorações do 50° aniversário da Independência de Cabo Verde.
As actividades de arranque das comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde tem esta sexta-feira, dia 25 de Abril e amanhã, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente com o ciclo de concerto a quatro mãos com Jorge Humberto no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design no fim da tarde e à noite a Rua de Lisboa receber o concerto comemorativo com Rodji de Santo Antão, Kings e Riza Sanches de São Vicente, Gil Semedo de Santiago. O primeiro dia das comemorações termina com um show pirotécnico.
Amanhã, sábado, ao longo do dia, as praças mais emblemáticas de São Vicente, a Avenida Marginal do Mindelo e a Rua de Lisboa recebem dança, música, teatro, exposições e manifestações populares.
O programa das comemorações para além de abertura em São Vicente, a celebração do Dia da Independência vai ser assinalado a 5 de Julho, na cidade da Praia, e encerramento em Dezembro, nos Espargos, ilha do Sal. E, conta ainda com intercâmbios com a Diáspora cabo-verdiana espalhada no Mundo, homenagens, actividades cívicas e concursos.
Por: Odair Santos
Conosaba/rfi.fr/pt/pr
Sem comentários:
Enviar um comentário