A Escola Betel de Cacine, situada na Região de Tombali, sul da Guiné-Bissau, está a promover a primeira edição do Concurso de Leitura intitulado "Amílcar Lopes Cabral", com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura entre os alunos do 1.º ao 12.º ano, num país com elevados índices de analfabetismo e onde o nível de paixão pela leitura é ainda muito reduzido.
A final do concurso está marcada para o dia 29 de maio e contará com a presença dos pais e encarregados de educação, num momento de celebração do empenho e do talento dos estudantes.
Na primeira eliminatória, realizada nas turmas, participaram cinco alunos de cada turma. Posteriormente, na segunda eliminatória, que teve lugar no sábado, 26 de abril, foram apurados dois alunos por turma para disputarem a grande final.
A realização deste concurso acontece num momento em que cresce a preocupação das organizações juvenis e da sociedade civil do país face ao aumento dos casos de delinquência juvenil, do abandono escolar motivado pela campanha de comercialização da castanha de caju e de fenómenos de desvio social.
Com esta iniciativa, a Escola Betel de Cacine reforça o seu compromisso com a formação educativa e cultural das crianças, adolescentes e jovens da Região de Tombali.
RSM, 26/04/25
Sem comentários:
Enviar um comentário